Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

PCT Guamá recebe programação do World Creativity Day 2026, entre 19 e 23 de abril

14/04/2026

Programação tem a participação de empresas e laboratórios residentes no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, que incentiva o ecossistema de inovação

Por Ascom Fundação Guamá (PCTGuamá)
14/04/2026 11h58

Belém se prepara para receber mais uma edição do World Creativity Day (WCD), o maior festival colaborativo de criatividade do mundo, entre os dias 19 e 23 de abril. A programação será aberta e gratuita, distribuída pela cidade. No PCT Guamá, as atividades se concentraram no dia 23 de abril, em alusão ao “PCT de Portas Abertas” e ao “Dia Mundial do Livro”, a partir das 14h.

A programação elaborada pelo Parque de Ciência e Tecnologia Guamá busca conectar a comunidade ao ecossistema de inovação paraense a partir de atividades práticas propostas pelos residentes, como as oficinas de compostagem, da Composta Belém, e de produção de chocolate, com o Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia, o CVACBA.

A programação segue ao longo da tarde com demonstrações dos produtos desenvolvidos pelo Laboratório de Sistemas de Sensoriamento e Engenharia (Lasse), produção de sabonete e experimento sensorial no Laboratório de Óleos da Amazônia (LOA). O encerramento das atividades fica por conta das apresentações do Coral do PCT, formado por colaboradores das empresas e laboratórios residentes e associados, e do lançamento do cineclube Janela da Terra.

Inscrições

Os interessados em participar das atividades e viver uma imersão no maior ecossistema de inovação da Amazônia podem se inscrever a partir da página oficial do WCD 2026. O parque também inscreve monitores para as atividades do dia da criatividade. As vagas serão destinadas a alunos das áreas de cinema, comunicação, ciências integradas, biológicas e naturais, pedagogia e turismo. As inscrições para voluntários devem ser feitas pelo formulário de inscrições on-line.

PCT de Portas Abertas

Como estratégia de democratização da ciência e acesso ao PCT e aos seus serviços, a Fundação Guamá, mantenedora do espaço, tem formulado uma série de ações que visam divulgar o complexo e atrair, sobretudo, as comunidades do entorno.

Além do Dia Mundial da Criatividade, está aberto, por exemplo, o edital de credenciamento para artistas proporem intervenções visuais na área e outras ações que deverão ser realizadas ao longo do ano.

World Creativity Day (WCD)

Reconhecido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o WCD celebra o Dia Mundial da Criatividade e Inovação (21 de abril), promovendo conexões entre pessoas, ideias e iniciativas que utilizam a criatividade como ferramenta de desenvolvimento social, cultural e econômico.

Em 2026, com o tema “Ano da Criatividade no Brasil”, Belém reafirma seu protagonismo como um dos principais pólos criativos da Amazônia. A realização local conta com a FLUXO HUB como mantenedora em Belém. A proposta é ocupar diferentes espaços da cidade, conectando territórios, comunidades e agentes criativos em uma agenda construída de forma colaborativa, com a participação de inspiradores, anfitriões e voluntários.