Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Em Castanhal, Capacita COP30 certifica mais uma turma em Cozinha Amazônica

29/05/2025

Programa de formação e qualificação de mão de obra é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência e Tecnologia (Sectet)

Por Raiana Coelho (SECTET)

29/05/2025 11h19

O Governo do Pará certificou mais 35 alunos do curso Cozinha Amazônica, na quarta-feira (28), promovido pelo Capacita COP30, em Castanhal. O programa de formação e qualificação de mão de obra é uma iniciativa do Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), que qualifica e forma mão de obra para as oportunidades que a realização da Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas irá proporcionar aos paraenses. 

 

O curso vem transformando a vida pessoal e profissional dos alunos. O empresário e técnico em gastronomia Benildo Meireles dos Santos, de 49 anos, compartilhou o impacto positivo da experiência em sua vida e em seu negócio. “Vi pessoas que chegaram com síndrome do pânico, ansiedade, depressão e através das aulas, recuperaram a autoestima e renovaram suas perspectivas no empreendedorismo. Falar do Capacita COP é falar de um projeto de resgate”, afirmou. 

Maria Santos, 37 anos, empreendedora na área de salgados afirma que o curso representou inclusão, empoderamento e a redescoberta de seu potencial na cozinha amazônica: “Na cozinha, eu me senti como alguém que tem algo a demonstrar. Apesar das dificuldades nas pernas, minha mente e minhas mãos funcionam. Eu posso ir além. E o mais bonito foi o respeito: ninguém me via como deficiente, mas como alguém que tinha algo a mostrar no preparo do peixe, da farofa, do molho de pupunha. Isso mudou tudo pra mim ", diz.

 

Essa etapa capacitou 35 alunos, com o objetivo evidenciar a alta gastronomia amazônica. Ao longo das aulas, os participantes mergulharam na história e na ancestralidade dos povos originários da região, conhecendo os utensílios tradicionais, os ingredientes nativos e as técnicas que fazem da cozinha amazônica uma verdadeira arte cultural.

Sob a condução de Edivam Gomes, chef e instrutor do curso, os alunos vivenciaram uma imersão que uniu teoria e prática, com destaque para receitas como moqueado contemporâneo, vatapá, tacacá e a lasanha de jambu com camarões salteados ao molho de tucupi.

“Durante o curso, nós trabalhamos ingredientes da Amazônia característicos da nossa flora e fauna. O objetivo é formar profissionais preparados para o mundo do trabalho. A Sectet, em parceria com a Escola das Artes São Lucas, tem formado muitos profissionais, já pensando na COP30. Importante citar que boa parte dos alunos já são empreendedores no ramo da gastronomia” destacou o chef Edivam Gomes durante a cerimônia.

O encerramento contou ainda com uma aula prática de mesa posta, onde os alunos apresentaram pratos regionais, demonstrando na prática o conhecimento adquirido ao longo da capacitação.

O curso vem transformando a vida pessoal e profissional dos alunos. O empresário e técnico em gastronomia Benildo Meireles dos Santos, de 49 anos, compartilhou o impacto positivo da experiência em sua vida e em seu negócio. “Vi pessoas que chegaram com síndrome do pânico, ansiedade, depressão e através das aulas, recuperaram a autoestima e renovaram suas perspectivas no empreendedorismo. Falar do Capacita COP é falar de um projeto de resgate”, afirmou. 

Maria Santos, 37 anos, empreendedora na área de salgados afirma que o curso representou inclusão, empoderamento e a redescoberta de seu potencial na cozinha amazônica: “Na cozinha, eu me senti como alguém que tem algo a demonstrar. Apesar das dificuldades nas pernas, minha mente e minhas mãos funcionam. Eu posso ir além. E o mais bonito foi o respeito: ninguém me via como deficiente, mas como alguém que tinha algo a mostrar no preparo do peixe, da farofa, do molho de pupunha. Isso mudou tudo pra mim ", diz.

Para o coordenador do programa Capacita Cop 30, Andrey Rabelo, o curso representa um avanço importante na qualificação profissional e na valorização da identidade amazônica. “O Capacita COP30 tem como missão promover oportunidades reais de crescimento pessoal e profissional para os paraenses. A gastronomia amazônica é uma potente ferramenta de transformação. Ver pessoas redescobrindo sua autoestima, ampliando seus negócios e se reconectando com suas raízes culturais através da culinária é um reflexo claro do impacto que buscamos com o programa ", pontua. 

Texto de Carla Couto / Ascom Sectet