Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Governo do Pará alcança 22 mil certificações pelo Capacita COP30

27/05/2025

'Próximo passo é aproximar quem se qualificou, das empresas que podem captar essa mão de obra', garante o governador Helder Barbalho

Por Denilson Almeida (SECOM)

12/05/2025 21h58

 

Com a entrega de dois mil certificados nesta segunda-feira (12), o Governo do Pará alcançou, em um ano, a marca de 22 mil certificações pelo programa Capacita COP30, que oferece cursos gratuitos de qualificação e formação profissional nas áreas de turismo, gastronomia, infraestrutura e segurança. A iniciativa prepara mulheres e homens para atuar no mercado de trabalho e conquistar oportunidades com a realização da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro deste ano, em Belém.

Agora, além de dar continuidade à oferta de cursos, o Governo do Pará também trabalha na criação de uma plataforma que vai conectar as pessoas certificadas às empresas interessadas em contratar essa mão de obra especializada. A tecnologia estará disponível nas próximas semanas.

Plataforma vai conectar alunos certificados a empresas

A plataforma será uma espécie de banco de currículos, no qual quem se qualificou pelo Capacita COP30 poderá se cadastrar. Ao mesmo tempo, empresas dos setores de turismo, hotelaria, serviços e gastronomia também poderão se inscrever no aplicativo para selecionar e contratar os profissionais.

“Este é o nosso desafio: agir para que essa mão de obra qualificada seja aproveitada pelas empresas, aqui no Pará. Vamos conectar quem está atrás de mão de obra com quem se qualificou”, frisou o governador Helder Barbalho, durante a solenidade de entrega dos certificados, realizada no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, em Belém.

Capacitação como legado da COP30

O chefe do Executivo estadual destacou ainda que o programa Capacita COP30 foi uma ideia da vice-governadora, Hana Ghassan, para garantir que, durante a conferência, a força de trabalho local seja priorizada.

“A Hana defendeu a capacitação dos paraenses para que, durante a COP30, não fosse aproveitada somente a mão de obra de fora do Estado. A qualificação profissional, por meio do Capacita, também é um legado da COP”, disse Helder Barbalho.

A vice-governadora Hana Ghassan, que também preside o Comitê Estadual da COP30, destacou o legado que o Capacita COP30 deixará em diversos setores, especialmente no turismo, que poderá ser um dos que mais gerarão empregos.

“Quero parabenizar a todos vocês que estão investindo no sonho de vocês ao se qualificar. Ao fazermos isso, estamos fazendo parte da vida de vocês e ajudando a dar esse passo muito importante, que é a qualificação”, disse.

Moradores das ilhas e periferias também são beneficiados

Considerado um dos maiores programas de qualificação e formação profissional do país, o Capacita COP30 representa uma oportunidade para mulheres e homens de diversas faixas etárias e de todas as regiões do Estado. Os cursos são ofertados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), com o apoio de outros 25 parceiros, entre secretarias de Governo, instituições de ensino e entidades da iniciativa privada.

 

Em Belém, o programa beneficia tanto os moradores de bairros centrais quanto de áreas periféricas, além de pessoas que vivem nos distritos e nas ilhas. É o caso do líder comunitário da Ilha do Combu, Ednei Nascimento, que recebeu das mãos do próprio governador Helder Barbalho o certificado pelo curso de Gestão em Turismo.

“A COP30 já é vivida por nós, e essa capacitação ocorreu de forma presencial. Foi o segundo curso que fiz, o primeiro foi de marketing em Turismo”, comentou.

Na turma de Ednei estava a empreendedora Ana Cardoso, de 61 anos, que mantém um meio de hospedagem na Ilha do Combu.

“A iniciativa do Governo do Pará, por meio do Capacita COP30, atravessou o rio e chegou até a nossa comunidade. Foram mais de 40 horas de aula, no formato presencial, para que a gente pudesse desenvolver projetos próprios e garantir renda com práticas sustentáveis na ilha”, destacou.

 

Histórias de superação e novos rumos

Colegas no curso de Panificação e Confeitaria, Ednan Araújo, de 29 anos, e Valéria Santos, de 48, foram juntos buscar o certificado. Ambos compartilham o desejo de empreender com o conhecimento adquirido. Ela, moradora do bairro Parque Verde, já possui um negócio no ramo da alimentação fora do lar.

 

A estudante Grasielly de Nazaré, de 18 anos, concluiu o curso de inglês e espera conquistar uma vaga no mercado de trabalho.

“Concluí o Ensino Médio e fiz o curso. A grade foi mais intensa do que eu teria em um cursinho particular. Agora, estou colocando essa formação no meu currículo e pretendo fazer novos cursos pelo Capacita COP30. Vi que há cursos também no formato de Ensino a Distância”, contou.

Novas turmas e mais oportunidades

Nesta terça-feira (13), o programa Capacita COP30 inicia uma nova etapa com a abertura de 1.200 vagas em cursos nas áreas de turismo, gastronomia e atendimento ao público. As aulas presenciais serão realizadas nas cidades de Belém, Castanhal, Salinópolis, Soure, Salvaterra e Santarém.

Entre os cursos disponíveis estão: hotelaria e meios de hospedagem, marketing digital para o setor turístico, turismo digital, inteligência artificial aplicada ao turismo, inglês básico e avançado para negócios turísticos, cozinha amazônica, oratória, turismo receptivo, garçom e garçonete, hospitalidade e lazer, gestão de turismo sustentável, Libras básico, manipulação e conservação de alimentos e influenciador digital.

 

“O curso me permitiu conhecer novas técnicas e receitas. Isso ampliou o horizonte para um novo caminho que posso seguir”, disse Valéria. Ednan pretende abrir uma pizzaria.

Para o secretário da Sectet, Victor Dias, a qualificação da mão de obra paraense é fundamental para garantir que os benefícios da COP30 cheguem diretamente à população.

“A qualificação profissional amplia oportunidades para a nossa população e garante que os benefícios desse grande evento internacional sejam sentidos de forma concreta pela sociedade paraense. Já estamos na nona oferta de cursos promovida pela Sectet, reafirmando nosso compromisso com a inclusão, o desenvolvimento sustentável e a geração de renda para a nossa gente”, destacou.

Serviço

As inscrições para os cursos estão abertas e devem ser feitas por meio da plataforma oficial do programa: capacitacop30.pa.gov.br