Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Profissionais da educação das Escolas Técnicas receberão bonificação do Governo do Pará

17/09/2024

Diretores, professores e funcionários de apoio das EETEPAs ganham o reconhecimento do Estado pelo trabalho que resultou na 6ª posição histórica no Ideb e em outros avanços na educação

Por Governo do Pará (SECOM)

O Governo do Pará anunciou, nesta segunda-feira (16), o calendário de repasse de recursos destinado a bonificar cerca de 40 mil profissionais da rede estadual pública de ensino, incluindo diretores, professores e funcionários de apoio das Escolas Técnicas Estaduais (EETEPAs). A medida integra um projeto de lei já encaminhado à Assembleia Legislativa, e foi assinada pelo governador Helder Barbalho, reiterando o compromisso do governo com a valorização dos profissionais da educação e o reconhecimento dos avanços alcançados no setor, como o salto qualitativo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).

O governador destacou que o Estado valoriza o trabalho árduo dos profissionais que contribuíram para a melhoria dos índices educacionais. O Pará saiu da 26ª posição no ranking, registrado em 2021, para a 6ª colocação nesta edição - o maior crescimento nacional.

Com um aporte de R$ 373 milhões, o governo do Estado calcula que cada professor receberá, em média, uma bonificação de R$ 12.500,00, enquanto os demais profissionais da educação, como vigilantes, merendeiras e secretários escolares, serão contemplados com cerca de R$ 4.500,00. Os valores serão pagos de forma parcelada, ao longo de 12 meses, com a primeira parcela programada para o dia 15 de outubro, na celebração pelo Dia dos Professores.

Durante o anúncio, Helder Barbalho ressaltou a importância da iniciativa para a educação no Pará. "Esse reconhecimento mostra nosso compromisso com a educação, e com aqueles que têm trabalhado arduamente para melhorar os índices educacionais. O avanço no Ideb é uma prova de que estamos no caminho certo, e agora é o momento de valorizar esses profissionais que fizeram a diferença", afirmou o governador.

Esforço coletivo - As Escolas Técnicas do Estado do Pará que se destacaram no Ideb também serão contempladas. A melhoria das notas reflete o esforço coletivo dos profissionais, de professores a funcionários de apoio. Entre as escolas que obtiveram excelentes resultados no Ideb estão: Dr. Celso Malcher, no bairro do Guamá, em Belém; Juscelino Kubitscheck de Oliveira, no município de Marituba (na Região Metropolitana); Escola Técnica de Santarém, no oeste; Escola Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Ananindeua (Região Metropolitana) e Escola Técnica de Paragominas, no sudeste paraense.

Padrão de excelência - Victor Dias, titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), reforçou a importância da valorização pelo Estado dos servidores das EETEPAs. "A  Sectet entende que valorizar esses profissionais é essencial para garantir que os padrões de excelência sejam mantidos e que o sucesso dos nossos alunos continue crescendo. A bonificação é, portanto, não só uma forma de agradecimento, mas também um incentivo para que todos sigam transformando a vida de nossos estudantes e contribuindo para o desenvolvimento da educação técnica em nosso Estado", destacou o secretário.

O diretor da Escola Dr. Celso Malcher, Andrey Rabelo, celebrou a conquista da instituição, que elevou sua nota no Ideb de 4.6 para 5.0. "Todos os que fazem parte da 'Celso Malcher' estão satisfeitos e, principalmente, motivados a continuar o trabalho. O reconhecimento e a valorização do trabalho é muito importante. Essa bonificação cair no dia dos professores é muito significativo, porque demonstra que o governo do Estado não só parabeniza, mas também investe em educação e no servidor que faz a educação", frisou Andrey Rabelo.

Leila Moreira, diretora da EETEPA de Paragominas, destacou o primeiro lugar da escola na Diretoria Regional de Ensino (DRE) de Mãe do Rio, com nota 4.7. “Para nós, docentes, é um momento mais do que significativo. Isso tem a relevância muito grande de um alunado que se preparou, uma equipe pedagógica e docente que organizou todo o percurso para que esses alunos pudessem melhorar e crescer em conhecimento. O Governo do Pará está no caminho certo em priorizar a educação. O nosso governador Helder acertou em cheio nas prioridades, e é algo que a gente já esperava, por um governo de tanta pujança, um reconhecimento que a educação precisava", ressaltou a gestora.

A iniciativa do governo estadual, ao valorizar o esforço e a dedicação dos profissionais da educação, visa garantir a continuidade do avanço educacional no Pará, fortalecendo o compromisso com a qualidade de ensino e o desenvolvimento social da sociedade paraense.

Texto: Carla Couto – Ascom/Sectet