Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Batedores de açaí são certificados por conclusão de curso do Pará Profissional

14/09/2017

Nascida em Igarapé-Miri, município conhecido por ser a capital mundial do açaí, Maria Joana Maia se considerava uma grande conhecedora do fruto e do processo que o permite estar na mesa da família paraense. Ela abriu um ponto de venda de açaí em Belém há cinco anos. Nesta quarta-feira, 13, Maria e mais 27 colegas de atividade receberam o certificado de conclusão do curso “Boas Práticas na Manipulação Higiênico-Sanitária do Açaí”, ocorrido entre os dias 26 de junho e 7 de julho. Agora, se orgulha de ser a primeira batedora de açaí do bairro onde mora a empregar o branqueamento e conta que já teve um retorno da clientela, que aumentou e ficou mais exigente.

Com as aulas, os alunos puderam somar saber popular e conhecimento científico, sendo abordado desde o manejo do açaí até a produção artesanal e industrial, com foco na manipulação higiênico-sanitária e ênfase na técnica do branqueamento. “Eu achava que conhecia tudo sobre o açaí porque eu já tinha contato desde pequena. Quando comecei a trabalhar com a venda do fruto estava convicta de que sabia tudo. Durante o curso, percebi que muitas coisas eu não sabia, principalmente em relação aos perigos que surgem. Se a higienização não for bem feita, a qualidade do açaí cai muito. Agora só trabalho com o açaí branqueado, meus clientes já estão atentos à importância do branqueamento”, ressaltou a batedora.

O curso foi realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), no âmbito do Programa Pará Profissional, em parceria com a Prefeitura Municipal de Belém, por meio da Secretaria de Economia (Secon) e com a Associação dos Batedores Artesanais de Açaí de Belém (Avabel), tendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) como ofertante.

Rafael Imbiriba resolveu se aventurar na venda do açaí, ao lado da esposa e dos pais. Os quatro também receberam os certificados nesta quarta-feira. Ele contou que o curso foi um grande impulsionador para o seu negócio. “Foi um divisor de águas, o certificado vai ser um diferencial e o branqueamento valoriza nosso produto” enfatizou.

Após o término do curso, foi disponibilizado aos egressos o acesso ao microcrédito, por meio do apoio do CredCidadão, a fim de que os concluintes adquirissem os equipamentos necessários para colocar em prática o que aprenderam em sala de aula, resultando assim na melhoria de seu ambiente de negócio e a garantia do produto de qualidade ao consumidor.

Durante a entrega dos certificados, o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, representando o governador Simão Jatene; o prefeito de Belém, Zenaldo Coutinho; e o titular da Secon, Mário Freitas, assinaram um convênio de cooperação técnica que objetiva fortalecer as ações interinstitucionais para que, no âmbito do Pará Profissional, a oferta de vagas em cursos profissionalizantes, no município de Belém, atenda a real necessidade de mão de obra qualificada das cadeias produtivas estratégicas de desenvolvimento, gerando renda e emprego aos moradores da capital.

Dessa forma, Fiúza de Mello destacou que o Governo do Pará trabalha na execução de ações que devem ser apropriadas pela sociedade, como programas de Estado, a exemplo do Programa Pará Profissional, instituído pela Lei n° 8.427, de 16 de novembro de 2016. O secretário explicou que o Pará Profissional possui flexibilidade que o permite se adaptar à realidade de cada região do Estado, a fim de que seja oferecida a qualificação profissional adequada ao contexto de cada município paraense, garantindo o sucesso do curso oferecido e a empregabilidade dos concluintes.

Estiveram presentes à certificação, além do titular da Sectet, da Secon e do prefeito de Belém,  o vereador Zeca Pirão, representando a Câmara Municipal, e o presidente da Avabel, Carlos Noronha.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)