Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Secti participa da abertura do Consegi

Na tarde da última quarta-feira, 05, foi aberto oficialmente o V Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi). A cerimônia de abertura contou com a participação do secretário de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação, Alex Fiúza de Mello, do presidente da Serpro, Marcos Mazoni, e do Ministro da Defesa, Celso Amorim. Durante a solenidade, as autoridades destacaram a importância da colaboração entre instituições e países para que tecnologias da informação e comunicação cheguem aos cidadãos.

 

O presidente do Serpro, Marcos Mazoni, agradeceu o apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), e destacou a importância da governança utilizar a tecnologia para se fazer presente no cotidiano dos cidadãos. “Nossos governantes precisam ter a convicção das potencialidades e utilização do software livre e da mobilidade digital para o desenvolvimento de soluções que possam melhorar a vida das pessoas no futuro”, ressaltou.

 

Pela primeira vez o Consegi acontece fora de Brasília e este fato foi destacado pelo titular da Secti, Alex Fiúza de Mello, que reconheceu a importância da descentralização do evento para promover o desenvolvimento regional nas áreas da ciência e da tecnologia. “Isso mostra o esforço do Governo em inovar e ampliar o conhecimento para que nós mesmos possamos desenvolver tecnologias que ajudem no crescimento tecnológico da nossa região. Investir em C&T é reduzir desigualdades, é gerar mais empregos, é melhorar a qualidade da educação e ampliar a capacidade de governança”, defendeu o secretário.

 

O ministro da Defesa, Celso Amorim, também participou da abertura oficial, e falou sobre a relação do Ministério com o evento. "Cabe ao Ministério da Defesa defender a Amazônia, não só no sentido militar, mas também em aspectos amplos, como na proteção da inteligência e do conhecimento nacional", enfatizou o ministro.

 

A abertura oficial do V Consegi contou ainda com a participação de Carolina Cosse, presidente da Antel, empresa pública de telecomunicações do Uruguai, o país homenageado nesta edição do evento. Carolina Cosse falou sobre os investimentos do país no setor. Um dos exemplos é o projeto socioeducativo Ceibal, que prevê a entrega de um laptop para cada criança em idade escolar e para os professores da rede pública de ensino. "Oferecer internet gratuita para a população é um compromisso constante do governo uruguaio”, garantiu.

 

Desde segunda-feira, 03, o V Consegi movimenta o Hangar com cerca de 50 oficinas gratuitas abertas ao público, mais de 90 palestras, debates e mesas-redondas, além de um espaço para demonstrações de invenções tecnológicas criadas por estudantes e pesquisadores do Pará e de todo o país.

 

Raphael Freire – Ascom/Secti