Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Belém sedia Congresso internacional de software livre

Belém vai sediar o 5º Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico (Consegi), que será realizado de 3 a 7 de dezembro, no Hangar Convenções e Feiras da Amazônia. O evento, com previsão de reunir 4 mil pessas, é realizado pelo Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com apoio do Governo do Estado do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa).

 

O congresso apresenta ao público participante os aplicativos, equipamentos, serviços e soluções mobile criadas por governo e sociedade para facilitar a comunicação e acesso do cidadão aos serviços e informações dos órgãos públicos, além de discutir inovações no setor. O Consegi 2012 oferece mais de duas mil vagas gratuitas em cerca de 50 oficinas, tutoriais e laboratórios, além de espaços de diálogo em palestras, painéis, mesas-redondas, desconferências (fóruns auto-organizados para troca de ideias) e showrooms.

 

Esta é a primeira vez o Consegi é realizado fora de Brasília. A capital paraense foi escolhida por convergir duas situações estratégicas. A primeira é a realização do Congresso Serpro de Tecnologia e Gestão Aplicadas a Serviço Público (Conserpro 2012), que ocorre de 3 a 5 de dezembro. O segundo ponto é o grande número de participantes do Norte do país em edições anteriores do Consegi.

 

“A expectativa é grande, pois a gente sempre se surpreendeu com o nível de participação das pessoas dessa região nos nossos eventos em Brasília e agora com o evento sendo realizado aqui acho que a participação vai ser ainda maior”, avalia o diretor presidente da Serpro, Marcos Mazoni. Para ele, Belém é o local ideal para iniciar o projeto de descentralização do congresso. “É muito oportuno começar a descentralizar o evento a partir de Belém. Na edição deste ano vamos abordar a sustentabilidade e temos a grata coincidência desse tema ser discutido em plena Amazônia”.

 

Programação

O 5º Congresso Internacional Software Livre e Governo Eletrônico é gratuito e aberto a agentes públicos, cidadãos, estudantes, profissionais de tecnologia, pesquisadores e todos os interessados em conhecer as tecnologias destinadas a facilitar a comunicação. O congresso irá promover uma série de debates sobre essas inovações tecnológicas que têm o potencial de ampliar o acesso à informação, agilizar a prestação de serviços e facilitar o dia a dia das pessoas, em qualquer hora e lugar.

 

Entre os destaques já confirmados para o Consegi 2012 estão o PhD brasileiro especialista em computação móvel Djamel Sadok; o “pai” do software livre, Richard Stallman; o vice-presidente de Cloud da Canonical, Kyle MacDonald; o representante da VMware  Kris Baritt; o ícone da computação em nuvem Reuven Cohen; o expert em proteção de ambientes virtuais Davi Ottenheimer; e o primeiro chefe de informação (ou CIO) do governo americano, Vivek Kundra (participação via web). Além da trilha de mobilidade digital, o congresso possui ainda mais cinco eixos temáticos: aplicações de governo eletrônico; comunicação pós-PC e redes do futuro; defesa cibernética; informática e sociedade; e novas tecnologias de TIC.

 

As inscrições para o evento estão abertas. Mais informações podem ser obtidas no site www.consegi.gov.br.

 

Texto: Dani Filgueiras - Secom