Região Norte conhece os vencedores do Prêmio Finep de Inovação 2012
Os vencedores do Prêmio Finep de Inovação 2012 na região Norte foram conhecidos na noite desta quarta-feira, 24, em cerimônia realizada no Espaço São José Liberto. Este ano, o Prêmio recebeu 588 inscrições, mais da metade registrada em 2011. A Região Norte teve 37 inscritos, sendo 10 finalistas. O Pará foi representado pela empresa Amazon Dreams e pela Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (PA).
Das nove categorias indicadas do Prêmio, cinco tiveram finalistas na Região Norte. Na categoria Pequena Empresa, o primeiro lugar foi conquistado pela Amazon Dreams, empresa de tecnologia de química fina de produtos naturais capaz de purificar, fragmentar e padronizar lotes de compostos ricos em antioxidantes extraídos de frutas e folhas da floresta amazônica. A empresa existe desde 2002 e foi criada na Incubadora de Empresas PIEBT da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec-UFPA). Um dos sócios da Amazon Dreams, Hervé Rogez, recebeu o prêmio e ressaltou a dificuldade de fazer inovação. “Aqui no Norte é preciso muita luta para chegar onde nós chegamos. Esse prêmio me emociona bastante pelo reconhecimento que conquistamos aqui no Estado”, comentou.
Desde 2007, a Finep já investiu cerca de R$ 360 milhões na Região Norte, apoiando projetos inovadores por meio de seus diversos instrumentos. “Essa premiação simboliza o esforço institucional de estimular a inovação no setor empresarial da região”, disse Alex Fiúza de Mello, titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), uma das parceiras da premiação.
A Região Norte já teve dois ganhadores nacionais no Prêmio, e o Pará venceu 13 vezes na etapa regional, em diferentes categorias. O coordenador do Prêmio no Norte, Rochester Gomes da Costa, agradeceu a todos os inscritos e reconheceu o empenho das empresas em participarem da premiação. “Ficamos bastante satisfeitos com o número de inscritos aqui na região. Essa é a prova que estão conferindo mais importância a inovação tecnológica e ao desenvolvimento sustentável”, reconheceu.
A Cooperativa Agrícola Mista de Tomé-Açu (C.A.M.T.A) conquistou a terceira colocação na categoria Tecnologia Social pelo trabalho com produção de polpa de frutas sem conservantes/aditivos.