Fórum dos empresários chega a nona edição
Representantes de diversas empresas instaladas no território paraense participaram hoje, 27, da nona edição do Fórum dos empresários, na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). A política das Redes de Pesquisa em Desenvolvimento Sustentável, executada pela Diretoria de Ciência e Tecnologia (DCT), foi a principal pauta da reunião.
O responsável pela DCT, Geraldo Narciso, apresentou a política e explicou que o objetivo é estabelecer redes de pesquisas cooperativas, intra e interinstitucionais, que possam contribuir para a consolidação de cadeias produtivas estratégicas. “Fizemos um levantamento com os principais grupos de pesquisas e definimos que, num primeiro momento, as áreas científicas que receberão propostas de pesquisa por meio de editais públicos serão: Plantas Medicinais e Fitoterápicos; Fruticultura Tropical (açaí e cacau); Software”, disse.
O titular da Secti, Alex Fiúza de Mello, destacou a importância das redes de pesquisa e enfatizou que todas as instituições de pesquisa e empresas do estado podem se inserir na política. “A execução da política das redes de pesquisa vem atender as necessidades para a solução de gargalos em cadeias produtivas estratégicas, unindo diversas instituições e empresas no enfrentamento de desafios científico-tecnológicos no estado”, ressaltou.
Durante o fórum houve a apresentação institucional da Siderúrgica Norte Brasil (SINOBRAS), uma usina especializada na produção e comercialização de aço para construção civil. A empresa, sediada em Marabá, possui uma linha de produtos que inclui vergalhões, fio-máquina e trefilados, com distribuição voltada totalmente para o mercado brasileiro. Em 2001, a SINOBRAS retirou do meio ambiente mais de 200 mil toneladas de sucata, mantendo seu compromisso com a preservação ambiental.
O próximo Fórum dos empresários está marcado para o dia 29 de novembro, com a apresentação da empresa Chamma da Amazônia. Na ocasião, serão apresentadas as políticas de divulgação científica do estado.
Ascom/Secti