Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Mostra Camillo Vianna retoma atividades em São Miguel do Guamá

A Mostra Camillo Vianna de Ciência e Cultura, evento que objetiva difundir e popularizar a ciência no interior do Estado, retomou hoje, 16, seu calendário de atividades para o segundo semestre. O primeiro município a receber o evento foi a São Miguel do Guamá, aonde estudantes de 12 escolas puderam conferir exposições, palestras, seminários e oficinas ofertadas por importantes instituições científicas e culturais de ensino e pesquisa da Amazônia Oriental.

 

Desde o mês de março, a Mostra vem percorrendo diferentes localidades no estado. No primeiro semestre, o evento passou pelos municípios de Marabá, Conceição do Araguaia, Soure, Terra Alta, Capanema, Paragominas, Moju e Abaetetuba.

 

No primeiro dia da Mostra em São Miguel, entre outras atividades, os visitantes encontraram uma exposição sobre o funcionamento do sistema solar. O estudante dos sétimo ano, Ruan Santos, 13, observou atento a explicação e disse que já havia estudado o assunto em sala de aula, porém, com a maquete giratória, conseguiu compreender melhor os movimentos de rotação e translação. “Minha professora explicou tudo sobre isso, mas apenas no quadro e nos livros. Vendo essas bolas se mexendo como se fossem o sol e os planetas, eu consegui entender de verdade”.

 

Para o segundo dia, 17, a programação abordará o poder de furacões e tornados, oficinas de origami e de construção e lançamento de foguetes, além de um seminário sobre fenômenos cósmicos no cotidiano. A Mostra acontece no Externato Santo Antônio Maria Zaccaria, na Rua Justo Chermont, 1046.

 

Ainda em agosto, a Mostra passará pelo município de Cametá, nos dias 30 e 31. Em setembro, será a vez de Igarapé-Miri receber o evento, nos dias 19 e 20. Em outubro, a Mostra faz uma pausa para a realização da V Feira de Ciência e Tecnologia, no período de 17 a 19. Por fim, a Mostra chegará a Bragança, nos dias 22 e 23 de novembro, encerrando o calendário de 2012.  

 

Raphael Freire – Ascom/Secti