Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Secti realiza segunda reunião da Rede de Tecnologias Sociais

Ocorreu na manhã desta terça-feira, 26, a segunda reunião da Rede de Tecnologias Sociais do Pará (RTS), idealizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e composta por representantes do poder público e privado, academia e organizações da sociedade civil. O encontro foi marcado pela apresentação de soluções interinstitucionais para o desenvolvimento da Cooperativa Mista Agrícola e Agroindustrial de Salvaterra (Comaas) e pela assinatura do convênio de cooperação técnica entre Secti e Instituto do Açaí.

 

Um diagnóstico realizado por técnicos da Secti  em abril de 2012 revelou que a Comaas, cooperativa voltada ao reaproveitamento de resíduos de pescado em Salvaterra, enfrenta problemas que vão desde a sua baixa capacidade organizativa até a inadequada infraestrutura existente para realizar as atividades produtivas. As instituições presentes trocaram experiências e apresentaram projetos que ajudarão a cooperativa se tornar uma referência no que diz respeito à geração de emprego e renda, com sustentabilidade. A ideia é que o modelo possa ser reaplicado em outras regiões do estado, respeitando as particularidades de cada contexto.

 

Outro importante momento da reunião foi a assinatura do Convênio de Cooperação Técnica entre a Secti e o Instituto do Açaí, o qual estabelece apoio da secretaria na aquisição de equipamento destinado ao aumento da produtividade do adubo e da ração a partir dos resíduos do pescado.

 

Para Denivaldo Pinheiro, coordenador de Arranjos Produtivos Locais e Extensão Tecnológica da Secti, a RTS tem potencial para promover muitas outras ações voltadas à melhoria da qualidade de vida da população, por meio da reaplicação das Tecnologias Sociais. “O objetivo é identificar e organizar outras demandas para reaplicação de tecnologias sociais no estado do Pará, articulando-as com programas, linhas de financiamento e assistência técnica dos órgãos de governo e demais entidades de apoio”, destaca.

 

REDE - Participam da Rede de Tecnologias Sociais as seguitnes instituições:

Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); Instituto Capital Social da Amazônia; Serviço  Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); Secretaria de Estado de Agricultura (Sagri); Prefeitura de Salvaterra;  Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai);Federação da Agricultura ePecuária do Estado do Pará (Faepa); Banco da Amazônia; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater); Serviço Brasileiro de Apoio às  Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/PA); Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia; Programa De Incubação de Empresas da UFPA (PIEBT); Incubadora Tecnológica de Empreendimentos Solidários (ITES); Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA); Secretário de Estado de Trabalho, Emprego e Renda ( Seter); Secretária de Estado de Assistência Social (Seas); Secretária de Estado de Pesca e Aquicultura (Sepaq),  Universidade do Estado do Pará (UEPA); Escola de Educação Tecnológica do Pará (Eetp).

 

Ana Carolina Pimenta - Ascom Secti