Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Fórum Estadual de Acesso ao Patrimônio Genético aprova regimento interno

Dando continuidade às discussões sobre a regulamentação das ações voltadas ao uso da biodiversidade e saberes tradicionais do Estado, realizou-se nesta quinta-feira, 17, a segunda edição do Fórum Estadual de Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional. Na ocasião, o regimento interno do Fórum foi aprovado por representantes de diversas instituições com atuação no Pará. O evento foi realizado no auditório da Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (UFPA).
 
Na primeira parte da reunião, foram apresentadas duas palestras com o objetivo de realizar um nivelamento de informações acerca do acesso aos recursos naturais e ao conhecimento tradicional associado do Estado. “A intenção das palestras é que todos os participantes do Fórum possam iniciar a discussão da minuta de Lei com informações e conhecimentos nivelados”, explica Alexandre Carvalho, gerente de Propriedade Intelectual da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
 
Ao final do evento, os participantes avaliaram e aprovaram a minuta do regimento interno do Fórum para que, na próxima reunião, possam dar início às discussões acerca da Política Estadual de Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional Associado. A legislação  vai atender qualquer pessoa física ou jurídica que venha a ter acesso, no território paraense, a diversidade biológica e ao conhecimento tradicional associado, visando a sua aplicação industrial ou de outra natureza. 
 
A próxima edição do Fórum Estadual de Acesso ao Patrimônio Genético e ao Conhecimento Tradicional está prevista para acontecer no mês de junho.
 
Raphael Freire – Ascom/Secti