Feira Estadual de Ciência e Tecnologia define tema deste ano
A Feira Estadual de Ciência e Tecnologia deste ano já possui data e tema principal. No mês de outubro, serão realizadas na capital do Estado atividades relacionadas à "Economia verde, sustentabilidade e erradicação da pobreza". O tema deste ano é o mesmo da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (SNCTI) e está alinhado com as discussões da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável.
O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), responsável pela coordenação da Semana Nacional, recebeu diversas sugestões e consultou instituições e entidades parceiras na organização para definição do tema. A escolha se deu em função de ser este o tema da Conferência Rio + 20, evento organizado pela ONU, que ocorrerá no Brasil, em junho de 2012, com participação de quase todos os países do mundo.
Outro motivo pela definição deste tema é o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, definido na Assembleia-Geral das Nações Unidas. A ONU está estimulando todos os países a realizarem, este ano, atividades com o objetivo de aumentar a consciência coletiva sobre a importância deste tema, por meio de ações em nível local, regional e internacional.
Na Feira Estadual serão promovidas atividades de difusão e de apropriação social de conhecimentos científicos e tecnológicos relacionados ao tema principal. Serão debatidas as estratégias e mudanças necessárias para uma economia verde que, em conexão com um desenvolvimento sustentável, contribua para a erradicação de pobreza e a diminuição das desigualdades sociais no país. O evento é organizado, desde 2007, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti).
Mostras
Dentre os eventos que fazem parte da Semana Nacional e antecedem a Feira Estadual está a Mostra de Ciência e Cultura que objetiva aproximar a ciência do cotidiano do público estudantil oferecendo um espaço de descoberta e reflexão por meio de atividades expositivas e interativas.
Todo ano a Mostra ganha o nome de uma personalidade da área científica ou educacional com atuação de destaque no Pará. O médico e ambientalista, Camillo Vianna, foi o escolhido deste ano por sua luta pela preservação da cultura e da floresta amazônicas e pelo respeito aos povos da região.
A programação deste ano conta com palestras, oficinas, apresentações culturais, minicursos e exposições interativas. Toda programação é gratuita e aberta à participação de toda comunidade do município onde estiver sendo realizada.
Raphael Freire – Ascom/Secti