Monitores de infocentos de Belém e Santarém recebem certificados
Ocorreu hoje o I Encontro de Certificação de Monitores do Norte. No evento, foram certificados os monitores que atuaram nos Infocentros Casa Brasil e Lar Fabiano de Cristo, em Santarém e Belém, respectivamente. A formação dos agentes de inclusão digital durou cerca de seis meses.
A certificação é o momento no qual os monitores concluem suas atividades ligadas a projetos de inclusão digital, dentro dos Infocentros, que mobilizem a comunidade para uso do espaço e das ferramentas disponibilizadas.
Além da apresentação dos objetivos do evento e outras atividades, a programação incluiu uma web conferência com o tema “O telecentro, o trabalho comunitário e a inclusão social – trocando experiências”. Segundo Dôra Maúes, supervisora da Rede Nacional de Formação para Inclusão Digital, a capacitação desse jovens é uma experiência que muda suas vidas e os aproxima de suas comunidades.
“A inserção no infocentro mudou a forma de ser de cada um, de socializar com a população e contribuiu para aproximação com a comunidade em que vivem. Isso tudo é fantástico e está diretamente relacionado ao NAVEGAPARÁ, que tem toda uma estrutura, uma trajetória dentro da inclusão digital”, declara Dôra.
Em março está previsto a certificação de 20 monitores da segunda turma. A iniciativa é do Governo Federal, por meio do Programa Telecentros.BR e da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), que fazer a seleção dos monitores e o acompanhamento de suas atividades durante a formação e atuação dentro do infocentro.
Ascom/Secti