Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Santarém sedia seminário para elaboração de propostas à Conferência Rio +20

Nos dias 19 e 20 de janeiro, diversas instituições de Ciência e Tecnologia da Amazônia discutirão, em Santarém, a elaboração de propostas à Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável de 2012 – Rio +20. O I Seminário "Amazônia na Rio +20" é organizado pela Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural do Pará (Ufra), Universidade do Estado do Pará (Uepa) e tem o apoio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará (Secti) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

 

Com os objetivos de assegurar um comprometimento político renovado para o desenvolvimento sustentável e avaliar o progresso feito até o momento e as lacunas que ainda existem na implementação das propostas geradas nos encontros sobre a temática, a Rio +20 reunirá, de 20 a 22 de junho de 2012, no Rio de Janeiro, chefes de estado e de governo, entre outros representantes, para elaborarem conjuntamente um documento político focado.

 

O I Seminário “Amazônia na Rio +20” vem para enriquecer esse debate e fortalecer as discussões em torno de uma Amazônia sustentável. A programação inclui painéis temáticos conduzidos por representantes regionais e nacionais. O titular da Secti, Alex Fiúza de Mello será o moderador do painel “Uma agenda das instituições amazônicas para a sustentabilidade”, que será apresentado no primeiro dia.

 

Na véspera do evento, técnicos da Secti e da Ufopa definirão as prioridades da agenda e o cronograma de implantação do Parque de Ciência e Tecnologia Tapajós. A Ufopa já disponibilizou o espaço físico de seu campus para a construção do parque tecnológico e caberá ao governo estadual, por meio da Secti, financiar e garantir a infraestrutura física necessária para o projeto.

 

Ao final do seminário, espera-se construir uma proposta das instituições de Ciência e Tecnologia da Amazônia visando contribuir para acelerar o processo de transição para uma economia verde a partir da valorização do potencial do trópico úmido.

 

Clique aqui para conferir a programação. Serviço: I Seminário “Amazônia na Rio +20” Datas: 19 e 20 de janeiro de 2012 Auditório da Ufopa, em Santarém.

 

Ana Carolina Pimenta - Ascom/Secti