Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Biblioteca Arthur Vianna ganha infocentro nesta quinta-feira (22)

A Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves dá mais um importante passo na ampliação de suas ações e serviços. Graças a uma parceria com a Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa) e a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), será inaugurado, nesta quinta-feira (22), o infocentro da Biblioteca Arthur Vianna.

 

O espaço abre as portas com onze computadores de última geração e acesso à internet por fibra ótica, no segundo andar da biblioteca, onde ficavam as cabines de leitura. O diretor de Leitura e Informação da fundação, Sérgio Massoud, comemora o lançamento do espaço. “Trata-se de um momento muito especial para nós e toda a comunidade. Ampliamos de maneira muito significativa os serviços que ofertamos ao nosso público. É impossível pensar hoje em uma biblioteca pública que conte com computadores com acesso à rede mundial”, considera.

 

Sérgio Massoud diz ainda que a abertura de uma sala com acesso franqueado à internet era um pedido antigo dos usuários. “Já tínhamos essas cabines para notebooks pessoais, mas muita gente não tem computadores portáteis. Como a biblioteca é para todos, precisávamos de computadores próprios”, explica.

 

Os bibliotecários da Arthur Vianna receberam um documento da Prodepa com as políticas de uso dos terminais que serão usados pelos frequentadores da biblioteca. “São regras que norteiam o tempo que cada usuário poderá ficar em um computador, se é possível ou não usar pendrives e o que pode ser baixado”, explica Sérgio Massoud.

 

O que ele considera mais importante, no entanto, é que, a partir de agora, os fiéis usuários do Centur poderão passar a pesquisar conteúdos de bibliotecas de outros países. “Já éramos afiliados com a Biblioteca Mundial Digital, mas nem todos sabiam. Agora, ao invés de só conferir os livros daqui, o público poderá acessar livros na Inglaterra e nos Estados Unidos, por exemplo”, detalha. Serviço: Inauguração do infocentro da Biblioteca Pública Arthur Vianna. Quinta-feira (22), às 11h30, na Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves.

 

Texto: Hélio Granado - FCPTN