Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Secti e Comitiva da Martinica estudam futura parceria no setor energético

Uma comitiva da Martinica, ilha localizada no Caribe e pertencente à França, esteve no Estado do Pará visitando alguns órgãos públicos na última semana de novembro. Na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), foram estudados possíveis acordos de cooperação, sobretudo na área de energia renovável e eficiência energética. 

 

Devido à crise econômica na Europa, a Martinica está enfrentando dificuldades no setor de energia, por isso, busca soluções para se tornar autossuficiente. A parceria com o Estado do Pará pode ser consolidada, principalmente, no aproveitamento da biomassa. O projeto inicial prevê o aproveitamento de resíduos de madeira como fonte alternativa de geração de energia para a ilha.

 

A parceria com o estado também será importante para a formação e capacitação de profissionais ligados ao setor energético e também no desenvolvimento de pesquisas na extração e produção de energia, principalmente de mecanismos alternativos. A Martinica está desenvolvendo um projeto piloto para extrair energia a partir do oceano e o intercâmbio de conhecimento entre as instituições locais podem contribuir para o desenvolvimento da empreitada.

 

O Pará e a Martinica já mantêm uma relação de comércio. De janeiro de 2010 a outubro de 2011, o estado já exportou para o país caribenho quase 8,5 milhões de produtos e materiais, como madeiras, pescado e móveis. O objetivo agora é ampliar a parceria por meio de acordos de cooperação técnico-científica. 

 

Até janeiro de 2012, uma equipe de técnicos da área energética virá ao estado para conhecer o Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá, grupos de pesquisas em energia da UFPA e projetos desenvolvidos pela Secti para realizar um estudo de viabilidade e custo-benefício para efetivar a futura parceria.

 

Além do titular da Secti, Alex Fiúza de Mello, estavam presentes o diretor e a assessora de Assuntos Europeus de Cooperação da Martinica, além dos professores João Pinho, Roberto Limão e Emília Tostes, especialistas no estudo de energia, da Universidade Federal do Pará (UFPA).

 

Raphael Freire – Ascom/Secti (com informações da Ascom/Sedip)