Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Secti recebe propostas para atuação no Programa Central do Açaí

Na manhã de terça-feira, 29, o presidente do Conselho Administrativo do Instituto Açaí, Arnaldo da Costa e Silva, apresentou para uma equipe da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) propostas para que a Secti atue no desenvolvimento do Programa Central do Açaí.

 

A intenção do Instituto é que a Secti fique responsável pela área de Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I), na qual está prevista a captação de recursos, junto ao Governo Federal, para financiamento de equipamentos, máquinas e laboratórios de teste de qualidade de alimentos e da água. A Secti atuaria, também, na capacitação dos cooperados no que diz respeito ao empreendedorismo e competitividade, além da articulação com outras secretarias de estado, como a Secretaria de Agricultura (Sagri).

 

O Programa Central do Açaí prevê o reaproveitamento do caroço do fruto e da casca do palmito para serem usados como ração para peixe, adubo orgânico e briquete (lenha ecológica), valorizando a biodiversidade amazônica.

 

De acordo com o Secretário-adjunto da Secti, Alberto Arruda, a participação e apoio ao programa já está garantido. “A Secti tem total interesse em participar desta ação integrada. As propostas apresentadas serão analisadas pela Secretaria para futuramente nos reunirmos e assinarmos o termo de cooperação técnica”, assegura.

 

Leia mais: Projeto prevê o aproveitamento de resíduos do açaí e palmito

 

Raphael Freire - Ascom/Secti