Fórum de Instituições de C&T tem última reunião do ano
O Fórum das Instituições de Ciência e Tecnologia (Fórum ICT), realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), promoveu sua última reunião do ano na manhã desta sexta-feira, 25. O objetivo do Fórum é promover a sinergia entre as diversas instituições paraenses ligadas à Pesquisa e Desenvolvimento e formular conjuntamente políticas públicas voltadas à C&T no Estado.Nesta edição, uma apresentação sobre o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) abriu o evento.
O diretor-presidente da Fundação Guamá, Antonio Abelém, expôs os objetivos do Parque, a forma como está estruturado, o andamento das obras e esclareceu as dúvidas dos gestores presentes. Para ele, o PCT Guamá e os outros parques tecnológicos a serem instalados no Pará vêm para ajudar a desfazer “as visões preconceituosas de que empresas de base tecnológica não devem fazer parte das ‘vocações’ amazônicas”.
Várias instituições que compõem o Fórum são parceiras do PCT Guamá e estão presentes por meio de investimentos materiais, laboratórios, redes de pesquisa e outros. Outras instituições, como o Instituto Evandro Chagas, demonstraram interesse, durante a reunião, em desenvolverem projetos no âmbito do Parque.
Além do PCT Guamá, a Secti vem atuando na consolidação dos Parques de Ciência e Tecnologia (PCT’s) Tocantins (Marabá) e o Tapajós (Santarém). Segundo Abelém, os parques tecnológicos são considerados, atualmente, os melhores instrumentos para a viabilização de ambientes inovadores.
Lei de Inovação - A Lei de Inovação Estadual foi novamente discutida durante o Fórum das ICT. “As contribuições das instituições que integram o Fórum, nessa fase de formulação da Lei, são fundamentais para aperfeiçoá-la”, disse o titular da Secti, Alex Fiúza de Mello. Ele destacou que o Pará será o sétimo estado brasileiro a contar com uma Lei de Inovação e que há esforços no sentido de que ela seja a mais moderna e eficaz possível.
O Fórum das ICT e o Fórum dos Empresários foram instituídos em setembro deste ano, como uma estratégia de trabalho da Secti ligada ao Sistema Paraense de Inovação. A próxima reunião do Fórum das ICT será no dia 27 de janeiro. Na ocasião, será apresentado o Instituto Tecnológico Vale e debatidos assuntos ligados aos PCT’s Guamá, Tapajós e Tocantins.
Confira as instituições que integram o Fórum das ICT:
- Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI)
- Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá)
- Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA)
- Instituto Evandro Chagas (IEC)
- Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)
- Universidade da Amazônia (UNAMA)
- Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)
- Universidade Federal do Pará (UFPA)
- Universidade do Estado do Pará (UEPA)
- Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
- Instituto federal de Educação (IFPA)
- Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
- Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (CEPLAC)
- Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE)
- Sistema de Proteção da Amazônia (SIPAM)
- Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (FAPESPA)
- Diretor do Instituto Tecnológico Vale (ITV/Vale)
- Companhia de Pesquisa e Recursos Minerais (CPRM)
Texto: Ana Carolina Pimenta - Ascom Secti