Embaixador Belga visita a Secti
“Estou visitando o Estado do Pará com o objetivo de firmar parcerias e incentivar futuros investimentos”, afirmou o embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Mission. O diplomata esteve reunido com o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), Alex Fiúza de Mello, na tarde desta sexta-feira, 11. A intenção e aproximar o estado e o país europeu com o objetivo de atrair recursos e investimentos na área de CT&I.
De acordo com o embaixador, o governo belga está disposto a estreitar laços com estados brasileiros nas mais diversas áreas, como minério e meio-ambiente. O comércio entre os dois país é crescente. O Brasil exporta para a Bélgica produtos minerais e metais, madeiras e soja, além de importar produtos químicos e vegetais, vacinas, plásticos, material de transporte, máquinas e outros. “Na Bélgica, o conhecimento em transporte e gestão portuária de hidrovias é bastante avançado. Oferecemos treinamento nas experiências logísticas de portos e hidrovias, inclusive em português para brasileiros”, ressaltou Claude Misson. A idéia é que um sistema semelhante seja implantado no Pará, um dos estados que mais possuem portos no Brasil.
Para o Secretário Alex Fiúza, atrair investimentos internacionais é de extrema importância para a inovação de produtos com base em recursos naturais e regionais de maneira sustentável. “O conhecimento popular no Pará é imenso, entretanto, o investimento industrial que é feito em plantas amazônicas, por exemplo, ainda é muito escasso. Isso deve ser sempre incentivado, mas sempre explorar os recursos genéticos de forma a garantir o uso sustentável”, ressaltou.
O embaixador continua no Pará até a próxima segunda-feira. No final de semana, o diplomata irá conhecer a Ilha do Marajó.
Texto: Raphael Freire – Ascom/Secti