Teatro e música encerram a IV Feira de Ciência e Tecnologia
13 Oficinas, 32 estandes, 41 palestras, 9 apresentações culturais, 7800 visitantes e 36 instituições participantes. Esses são os números da IV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, que ocorreu de 19 a 21 de outubro na Estação das Docas. O evento foi encerrado nesta sexta-feira, com uma apresentação do grupo Arraial do Pavulagem.
O balanço dos três dias de Feira foi considerado positivo pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Secti), realizadora do evento. “Enfrentamos algumas dificuldades pelo fato de a Feira ter coincido com a greve das escolas estaduais e com a semana que antecede o Enem. Apesar disso, a visitação superou nossas expectativas”, conta Inez Barbosa, uma das organizadoras do evento.
Mais que uma Feira destinada a estudantes, o evento foi uma oportunidade de lazer e aprendizado para públicos de várias idades e diferentes níveis de ensino. As amigas Antônia Américo e Sandra Mendes, bióloga e pedagoga, respectivamente, visitaram pela primeira vez a Feira e se mostraram muito empolgadas com as atividades realizadas. “Gostei muito do fato de podermos conhecer e interagir com aquilo que está sendo demonstrado. A ciência na prática é muito mais divertida e interessante”, disse Antônia.
O estande do Laboratório de Demonstrações da Faculdade de Física da Universidade Federal do Pará (Labdemon), com seu gerador eletrostático de Van de Graaf – aparato que permite a eletrização dos cabelos - foi um dos sucessos de público da Feira. Augusto César Chaves, professor de Física e colaborador do Labdemon acredita que, apesar de o espaço do evento ter sido reduzido nessa edição, foi possível receber um número expressivo de visitantes e cumprir o objetivo do projeto de difundir ciência por meio de experimentos científicos lúdicos e interativos.
Um dos diferenciais da Feira esse ano foi a presença de várias atrações culturais na programação do evento. Isso fez com que um outro perfil de público prestigiasse a Feira, interessado também nas artes desenvolvidas no âmbito acadêmico.
A Feira Estadual de Ciência e Tecnologia integrou a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que promoveu diversas atividades ligadas à popularização da ciência em mais de 500 cidades brasileiras.
Ana Carolina Pimenta/Ascom Secti