Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Pará tem seu primeiro Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação

Ciência, Tecnologia e Inovação (C,T&I) são fatores fundamentais para o desenvolvimento socioeconômico de uma sociedade. Apesar dessa importância, o Pará não possuía, até então, um planejamento estratégico de longo prazo que determinasse as diretrizes e metas para o setor. A necessidade de traçar um projeto colaborativo nessa área, apoiado na sustentabilidade, fez com que a Secretaria de Estado de C,T&I (Secti) criasse o primeiro Plano Diretor de C,T&I do Pará, para o quadriênio 2011-2015. O decreto que aprova o documento será assinado pelo governador Simão Jatene, no dia 19, às 18 horas, na Estação das Docas, durante a abertura da IV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia.

 

O Plano Diretor vem para fortalecer a inserção competitiva do Pará no cenário nacional, visando à melhoria dos indicadores socioeconômicos do estado. A iniciativa pioneira foi construída, desde abril, pelo Governo, com a colaboração de empresas e instituições de ensino e pesquisa. As estratégias apresentadas buscam gerar e aplicar o conhecimento científico em nosso Estado de modo a aperfeiçoar o aproveitamento das potencialidades naturais e humanas locais.

 

Para alcançar os objetivos, o Plano prevê o estabelecimento de parcerias com fins de gerar inovação e empreendedorismo, por meio da criação de incubadoras de empresas, parques tecnológicos e pólos de conhecimento. Outra ação prevista é a consolidação de cadeias produtivas da biodiversidade, como a de a alimentos, a de fitoterápicos e a de dermocosméticos, num movimento contrário ao desmatamento. “Precisamos usar a floresta de maneira sustentável, sem desmatar. Nossa intenção é ajudar a criar uma matriz econômica que saiba aproveitar a biodiversidade local, com recursos renováveis, para além do minério, esgotável no tempo”, explica o titular da Secti, Alex Fiúza de Mello.

 

No Plano também constam a criação e consolidação do Observatório Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Museu de Ciência e Tecnologia do Estado e de sete incubadoras de empresas. Com relação à capacitação de recursos humanos locais, a Secti, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Pará (Fapespa), pretende apoiar a criação de cursos profissionalizantes e a formação de mestres e doutores, particularmente em áreas estratégicas. A implantação de 300 novos telecentros/infocentros em todo o Estado; a consolidação do Programa Navega Pará (com nova modalidade de uso); a criação do Portal Paraense de Inovação (PPI) e a ampliação da captação de recursos para C,T&I em favor estado, estão entre outras perspectivas para os próximos quatro anos.

 

Serviço:

Assinatura do decreto de aprovação do Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação 2011-2015
Data: 19/10, quarta-feira. Durante a abertura da IV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia
Local: Estação das Docas
Horário: 18 horas

Ana Carolina Pimenta - Ascom/Secti