Navegapará terá mais nove cidades digitais na região nordeste
O Programa Navegapará continua em processo de ampliação. Hoje, o programa já atende a 30 prefeituras, oferecendo sinal em 70 pontos WI-FI de acesso livre em todo o Estado, e estão previstas mais expansões até o final de 2011. O programa é referência em projeto de infraestrutura e inclusão digital, servindo inclusive como modelo técnico para o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) e para outros Estados.
Ainda para este semestre estão previstas as implantações de mais nove cidades digitais no nordeste do Estado, utilizando rádios de alta capacidade, que permitem a passagem do sinal por cima da floresta, por meio de torres e ondas magnéticas, sem precisar agredir a natureza e poupando recursos materiais. Também está sendo estudado o atendimento a mais quatro cidades, utilizando a fibra óptica da empresa Vale/Hidra, que leva pelo mineroduto o sinal de Vila do Conde (no município de Barcarena) até próximo ao município de Paragominas.
Os habitantes do nordeste paraense serão os mais beneficiados com o acesso às Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e aos pontos de acesso livre - localizados em praças, orlas e pontos turísticos. “Essa região apresenta grande concentração populacional, além da facilidade de implantação de enlaces de rádios. Com isso, a população poderá interagir com as políticas públicas do governo e com as redes e mídias sociais, buscando novas formas de conhecimento e capacitação, tornando-se cidadão de forma mais efetiva e independente”, destaca a coordenadora do Programa Navegapará, Leila Daher, da Prodepa (Empresa de Processamento de Dados do Pará).
Para quem não dispõe de acesso particular, o Navegapará oferece espaços públicos conectados à internet de alta velocidade, os infocentros, que possuem todos os equipamentos necessários para a “promoção da inclusão digital, aumentando a mão de obra qualificada local, fomentando a sustentabilidade através de melhores práticas com tecnologia”, segundo Leila Daher.
Padrão - Para o período de 2012 a 2015, a meta é criar anéis de fibra óptica, por intermédio do convênio com a Rede Nacional de Pesquisa (RNP). Com isso, as cidades de Castanhal, Marabá, Altamira e Santarém terão maior qualidade de sinal, com o mesmo padrão da capital.
O Navegapará é um programa do governo do Estado, realizado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), em parceria com a Prodepa, que objetiva incluir a população no mundo digital, para que usufrua dos benefícios oferecidos pela internet.
Texto: Raphael Freire – Ascom/Secti
Foto: Lucivaldo Sena/ Arquivo Ag. Pará
Altamira-Pará