Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Secti reúne setor empresarial do Estado em fórum

Desde a construção do Plano Diretor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), um objetivo sempre esteve presente: fazer com que setor empresarial, universidades e institutos de pesquisa dialogassem entre si e passassem a atuar de maneira conjunta. E para isso, a Secti promoveu nesta quinta (18), um Fórum que mensalmente irá reunir empresários de diversos níveis e setores para dar inicio a essa interlocução. 

 

A ideia é que existam dois fóruns, o empresarial e o que reunirá universidades e institutos de pesquisa. A divisão será feita devido à natureza de cada setor. No entanto, a partir dos fóruns serão criados diferentes Grupos de Trabalho, onde atores dos três setores poderão compor um grupo que trabalhará em questões mais específicas de acordo com determinada área de atuação, como alimentos, software, dermocosméticos, entre outras.

O secretário Alex Fiúza destacou a importância do Fórum para estabelecer uma interação e articulação entre os setores. “A iniciativa do Fórum é criar um espaço permanente de diálogo, uma agenda de interlocução positiva, para que cada setor possa expor suas expectativas e entraves quanto à cultura de inovação no Estado. Se não houver mudança com o Estado dando exemplo, não haverá transformação”, conclui.
 
Durante a reunião, já se percebeu que a iniciativa tem potencial, pois ouvindo o setor empresarial e dialogando com o mesmo, ideias foram surgindo, alternativas e propostas foram pensadas. A exemplo dos Parques tecnológicos, onde foi sugerido que as empresas possam conhecer e saber como elas podem se apropriar dos espaços e dos benefícios que os parques proporcionam.
 
Os empresários presentes relataram o grande desconhecimento do que existe e é feito pelos setores no Estado, como laboratórios, institutos, produções. “Temos que fazer um levantamento não somente das dificuldades, mas também do que já está sendo produzido, uma vez que esse próprio conhecimento pode ajudar a superar essas dificuldades. Talvez a falta de informação entre os setores já seja uma das dificuldades”, comentou Rosângela Goulart, representante da Alunorte.
 
As pautas a serem discutidas nos fóruns serão sempre escolhidas na reunião anterior e discutidas no fórum seguinte. A próxima pauta do Fórum Empresarial será a respeito da informação e disseminação de Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), escolhida pelos que estavam presentes por meio de votação. 
 
Nesta sexta, 19, é a vez dos representantes de universidades e institutos de pesquisa serem recebidos pelo Secretário e diretores da Secti para mais um Fórum.
 
Texto e foto: Raphael Freire