Busca

Notícias

conteúdo principal

Menssagem de erro

The page style have not been saved, because your browser do not accept cookies.

Secti e Natura continuam discutindo futuras parcerias

Transformar a Amazônia em um polo de conhecimento para o desenvolvimento sustentável. Essa é uma das articulações que vem sendo tomada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) em parceria com a empresa de cosméticos Natura. As duas estiveram mais uma vez reunidas nesta segunda, 09, para discutir o desenvolvimento uma política de economia verde que valorize a floresta em pé.  
 
Representantes da empresa apresentaram o Programa Amazônia e a reunião girou em torno da articulação para dar início a futuras parcerias e apoios. No período de 10 anos, a empresa pretende beneficiar de 10 a 12 mil famílias que atuam no agroextrativismo, principalmente dando formação e qualificação de recursos humanos. A ideia é criar negócios sustentáveis com investimentos em ciência, tecnologia e empreendedorismo nas áreas de cosméticos, alimentícios, fitoterápicos, serviços ambientais e outros. 
 
Com a ampliação da instalação da fábrica da empresa no município de Benevides e criação do Ecoparque, a Natura pretende explorar a Região Amazônica de maneira sustentável, desenvolvendo produtos inspirados nos costumes e tradições dos povos da Amazônia. Como exemplo o Leite da Castanha, um produto que já está no mercado, e foi desenvolvido a partir do costume de se raspar a casca da castanha, gerando assim o leite, ou seja, transformando a tecnologia bruta em uma tecnologia com valor agregado. 
 
Na ocasião, o Secretário Alex Fiúza garantiu apoio da Secti para a empreitada no sentido do Governo atuar como facilitador e articulador para viabilização e desenvolvimento das atividades. A Natura foi convidada a fazer parte do condomínio empresarial que está sendo construído no Parque de Ciência e Tecnologia do Guamá.
A articulação continuará durante os Fóruns que serão realizados entre a Secti e a iniciativa privada. O primeiro destes será realizado no próximo dia 18 de agosto. 
 
 
Texto e foto: Raphael Freire – Ascom/Secti