Secretário defende os parques tecnológicos para gerar desenvolvimento
Criar parques tecnológicos, investindo em ciência e tecnologia para tornar o Pará mais competitivo, de acordo com Maurílio Monteiro, titular da Secretaria de Ciência e Tecnologia, é a base do novo modelo de desenvolvimento econômico, defendido por ele. Sem produção de riquezas, segundo o secretário, não há como melhorar a saúde, a educação e a vida das pessoas. "O Estado tem que ajudar como ente que planeja as atividades", disse Monteiro, durante a cerimônia de entrega da 1ª fase da recuperação do distrito industrial de Marabá.
Hoje, por exemplo, 20 empreendimentos integram o distrito industrial de Marabá, no sul do estado, dos quais 11 são do ramo siderúrgico e geram mais de seis mil empregos diretos. Gilberto Leite, presidente da Associação Comercial e Industrial de Marabá, parabenizou o governo estadual ao dizer que o distrito estava "extinto". Ele se lembrou de outras iniciativas que tem impulsionado o desenvolvimento do estado, como a realização do Fórum de Competitividade, onde são discutidos problemas e soluções para os principais gargalos dos variados setores da economia.
O "momento ímpar", na opinião do prefeito de Marabá, Maurino Magalhães, correspondeu aos anseios e cobranças dos moradores, empresários e população do município. O prefeito contou que o parque industrial - instalado pela Companhia de Desenvolvimento Industrial (CDI) do Pará, no final dos anos 80 - "estava abandonado, cheio de lama e buraco".
"Parabenizo a governadora Ana Júlia pela atitude de ver e transformar o distrito industrial", disse o prefeito, ao elogiar também obras realizadas pelos governos federal e estadual em Marabá, como as de saneamento básico, bem como a regularização do trabalho das cooperativas e demais ações voltadas para a área social. O serviço regulamentado das cooperativas dará aos usuários mais conforto e segurança no percurso da viagem.
Lia Almeida, presidente da Associação de Moradores do bairro da Liberdade, disse que os moradores do local estão vivendo a "verdadeira liberdade". "A senhora está de parabéns por ver que só assim é que se gera emprego e renda, e se pode viver com dignidade".
Entre investimentos feitos no município estão melhorias realizadas no Hospital Regional, obras habitacionais (como as casas em construção no bairro Cabelo Seco) e Infocentros (NavegaPará). A inauguração das Eclusas de Tucurui e o projeto de criação de um porto intermodal, em Marabá, são outras iniciativas que darão ainda mais infraestrutura e ajudarão a alavancar o setor siderúrgico da região.
Luciane Fiuza - Secom