Busca

Notícias

conteúdo principal

Escola Técnica de Oriximiná realiza atividades ambientais de campo

24/05/2024

Por Lilian Guedes (SECTET)

Alunos da Escola de Ensino Técnico de Oriximiná participaram, nesta quinta-feira (23), de uma atividade prática de coleta de solo dentro de uma área da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa). 

A atividade faz parte da disciplina de Recuperação de Áreas Degradadas, que é ministrada pela professora e engenheira ambiental, Natana Costa.

Segundo a professora, a atividade prática é extremamente necessária para que os alunos aprendam a diferença entre um solo maduro e jovem para outro que está degradado para poder realizar a recuperação da área. 

Além disso, os 37 alunos aprenderam a manusear o trado - que é um equipamento de coleta de solo, buscando motivar o uso da ferramenta para que seja feita a coleta adequadamente das amostras de solo para análises dentro do laboratório, como textura, elasticidade, entre outros.

A aluna Bárbara Sanches reforça a necessidade de atividades práticas como método de aprendizagem. “A principal importância de aulas como essas é o conhecimento que nós, alunos, só adquirimos na prática e que pode ir muito além do que só estarmos estudando em sala de aula, que é quando nós saímos da parte teórica e conceitual e aprendemos a identificar na prática as coisas do dia a dia”, disse.