Busca

Notícias

conteúdo principal

EETEPAs são destaque em premiação nacional da XV Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA)

02/12/2024
Por Raiana Coelho (SECTET)
22/11/2024 21h13
 

A XV Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA), que ocorreu entre os dias 18 e 22 de novembro no Shopping Metrópole, em Belém, reuniu mais de 250 projetos finalistas de todo o Brasil. Organizada pelo Instituto Açaí com apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC) e do Governo do Estado do Pará teve como objetivo incentivar o desenvolvimento de soluções tecnológicas e inovadoras por meio da pesquisa científica através de premiações e qualificações para demais feiras cientificas. 

Os alunos da EETEPA Dr. Celso Malcher foram premiados em dois projetos voltados à inclusão de pessoas com deficiência visual: o Mapa de Risco Tátil e a Bengala Inteligente. Ambos têm como objetivo facilitar a integração desses indivíduos na sociedade e no mercado de trabalho. Sendo o Mapa projeto inovador, pois o usa de tecnologia 3D para criar mapas de risco táteis está transformando a inclusão e a segurança de trabalhadores cegos no ambiente laboral. 

O Projeto credenciado para participação na expo nacional MILSET Brasil na cidade de Fortaleza(CE) no próximo ano. A Bengala ficou em 2º lugar na categoria de ciências sociais e arrebatou a classificação para participar da Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC) que será em Santa Catarina em 2025.

"É gratificante ver nossos projetos ganhando destaque em prêmios nacionais. Os prêmios só reafirmam que estamos no caminho certo em busca de reconhecer qualidade do ensino que estamos proporcionando além do conhecimento cientifico dos nossos estudantes", pontua a coordenadora e professora do curso de Segurança do Trabalho, Marília Costa.

Andrey Kaua, integrante do projeto “A Bengala Inteligente” e aluno do terceiro ano do curso de segurança do trabalho diz que a bengala é equipada com sensores de proximidade para auxiliar trabalhadores cegos. “Ela aumenta a segurança e a autonomia por meio da detecção de obstáculos e navegação segura no ambiente de trabalho” comenta o aluno. 

Andrey participou recentemente da Olimpíada Brasileira de Engenharia Biomédica, em Minas Gerais, onde a "Bengala Inteligente" garantiu o 3º lugar na competição nacional. "Ganhar este premio hoje, reconhecido pelo MCTIA é gratificante, pois sabemos que este conhecimento será levado à sociedade para a melhora das tecnologias assertivas", ressalta o estudante.

 

Os alunos do curso técnico de informática, também participaram da amostra com projetos sob supervisão do coordenador do curso, professor Ray Fran Pires, intitulados de “Belém Tur” e “RecicleyTec. 

Terceiro Lugar na MCTIA: Sabão Ecológico da EETEPA JK

A EETEPA Juscelino Kubitschek (JK) garantiu o terceiro lugar na Mostra Científica e Tecnológica do Instituto Açaí (MCTIA) com o projeto Sabão Ecológico, desenvolvido por alunos do curso técnico de Agroindústria e Alimentos. Deusa Leitão, coordenadora da iniciativa ao lado da professora Francimery Silva, destacou a relevância da premiação. “A conquista ressalta o papel da educação técnica em fomentar soluções que aliem economia e respeito à natureza”, diz a mesma.

O estudante Sandro Valério, premiado pelo projeto do sabão ecológico, destacou a importância da iniciativa como uma alternativa sustentável para a preservação ambiental. “Estou feliz com esse prêmio. O foco foi na redução da poluição e na eliminação de produtos químicos agressivos. O sabão ecológico oferece uma solução prática e acessível para o reaproveitamento de óleos residuais. É muito bom saber que podemos fazer diferença no meio ambiente”, afirmou.

Iniciativa da EETEPA Francisco da Silva Nunes

A EETEPA Francisco da Silva Nunes em Belém se destacou no MCTIA com projetos inovadores sob orientação das professoras Gilvana Salame e Luciana Otoni, que unem educação técnica e impacto social. 

“O projeto "Como Você Está?”  é uma preocupação Coletiva com a saúde mental dos alunos e surge como uma iniciativa voltada ao cuidado com a saúde emocional, envolvendo alunos dos cursos técnicos de Vigilância em Saúde e Enfermagem em ações de conscientização e identificação precoce de transtornos mentais” diz a coordenadora Luciana Otoni . Com foco no diálogo e na empatia, o projeto garantiu credenciais para a FEBIC 2025, Feira Brasileira de Iniciação Científica, que será realizada em Jaraguá do Sul, Santa Catarina. 

Outra conquista foi alcançada pelo projeto "Tour Podológico" desenvolvido no curso técnico em Podologia. A iniciativa combina elementos da flora amazônica com práticas sustentáveis em saúde podológica, promovendo a bioeconomia e a qualidade de vida. O trabalho rendeu à equipe a medalha de 3º lugar na categoria Saúde – Nível Técnico, durante a Mostra Científica e Tecnológica do Instituto Açaí (MCTIA). “Esse reconhecimento é fundamental para os nossos alunos, que cada vez mais acreditam que a saúde mental é base para a vida” diz Luciana.

Sustentabilidade e Gastronomia: EETEPA Tancredo Neves em Destaque

Na categoria Ciências Sociais, o projeto liderado pela professora Luciene Miranda, da EETEPA Tancredo Neves, também alcançou o terceiro lugar na MCTIA.  “A iniciativa utiliza o aproveitamento integral da laranja como base para desenvolver produtos como geleias e petiscos. Além de combater o desperdício no setor de sucos, a proposta incentiva práticas alimentares saudáveis e conscientes, associando inovação e sustentabilidade em um modelo de negócios promissor” pontua a professora.

O estudante Saulo Banhos, premiado pelo projeto “Jelly - Doce Cítrico de Laranja”, destacou a importância do reaproveitamento para a sustentabilidade. “É indescritível ganhar o prêmio, pois não tínhamos tempo hábil para desenvolver o projeto, mas, com o apoio da nossa vice-diretora e da nossa coordenadora, conseguimos organizar e mostrar para as pessoas o quanto é importante evitar o desperdício de comida e reaproveitar”, afirmou Saulo, reforçando o impacto social e ambiental da iniciativa.

Texto: Carla Couto/Ascom Sectet