Busca

Notícias

conteúdo principal

Visita Técnica aproxima alunos da rotina profissional em contabilidade

17/06/2026

Estudantes percorrem escritório de contabilidade em formação profissional prática

 

 

Mais de 20 alunos do curso Técnico em Contabilidade da Escola Antônio Batista Belo de Carvalho, em Santarém, vinculada à Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Superior, Profissional e Tecnológica do Pará (Sectet), participaram, na última terça-feira (16), de uma visita técnica a um escritório de contabilidade do município com o intuito de conhecer a rotina dos profissionais da área contábil.

A atividade teve como principal objetivo proporcionar aos estudantes uma vivência prática dos conteúdos trabalhados em sala de aula, aproximando-os da realidade do exercício profissional e dos desafios enfrentados diariamente pelas organizações contábeis.

Para a coordenadora do curso, Andréa Costa, levar os alunos para ambientes de atuação profissional é uma das iniciativas promovidas pela escola que fomentam a formação qualificada. “Tais ações fazem parte da missão da Educação Profissional e Tecnológica de promover uma formação de qualidade, conectada às demandas do mundo do trabalho e comprometida com o desenvolvimento de profissionais qualificados, éticos e preparados para os desafios da sociedade contemporânea”, frisou.

Com 24 anos de atuação no mercado, a empresa possibilitou aos participantes conhecer a trajetória da instituição, sua estrutura organizacional e os principais processos desenvolvidos nas áreas contábil, fiscal, trabalhista e administrativa.

Segundo a contadora e presidente do escritório, Conceição Lima, aproximar os alunos do contexto empresarial contribui para a formação de futuros profissionais alinhados ao que o mercado exige. “Foi uma grande satisfação receber os estudantes em nossa empresa. Acreditamos que a aproximação entre o ambiente acadêmico e o ambiente empresarial é fundamental para a formação de profissionais mais preparados e conscientes dos desafios da profissão”, pontuou.

Os estudantes também tiveram a oportunidade de compreender a importância do planejamento, da organização documental, do cumprimento das obrigações legais e do uso de tecnologias aplicadas à gestão contábil.

De acordo com a aluna Márcia Kathleen, do curso Técnico em Contabilidade, a iniciativa mostrou diversos âmbitos do fazer profissional dentro de uma mesma instituição, contribuindo ainda mais para o desenvolvimento de uma percepção mais concreta sobre a dinâmica do ambiente de trabalho. “A visita técnica foi uma experiência muito enriquecedora, pois nos permitiu conhecer de perto a rotina dos setores fiscal, pessoal e contábil, compreendendo a importância de cada área para o funcionamento da empresa”, declarou.

Indo além do conhecimento técnico, a experiência promoveu uma maior compreensão sobre a conduta dos trabalhadores no ambiente empresarial.

A estudante do curso Técnico em Contabilidade, Rayssa Rodrigues, conta que a visita pautou a convivência ética e respeitosa no ambiente de trabalho e como isso é valioso para a construção de uma postura profissional responsável e humanizada. “Além do aprendizado técnico, destacamos a cultura organizacional baseada em valores como ética, responsabilidade e respeito, que servem de inspiração para nossa futura atuação profissional”, ressaltou.

Texto: Áurea Ribeiro,  estagiária, sob supervisão de Bruna Ribeiro