Busca

Notícias

conteúdo principal

'Carreta Escola de Informática' capacita alunos da Escola de Ensino Técnico Anísio Teixeira

15/04/2024

Por Lilian Guedes Ascom/SECTET

Alunos da Escola de Ensino Técnico do Pará Prof° Anísio Teixeira, em Belém, receberam nesta sexta-feira (12) as certificações do Projeto “Carreta Escola de Informática”. A iniciativa é fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e Universidade Federal do Pará (UFPA), que oferta cursos de capacitação em Informática e Tecnologia para a alunos de escolas técnicas. Vinte e cinco alunos concluíram os cursos e receberam as certificações. O curso de Informática Básica começou no dia 18 de março, e o de Excel Avançado no início de abril.

O evento de certificação contou com a participação do diretor de Educação Profissional e Tecnológica da Sectet, Washington Corrêa, que destacou a importância de projetos como esse para a qualificação dos estudantes.

"São muito importantes todos os projetos que fomentam o ensino, a pesquisa e a extensão dentro da nossa Secretaria de Ciência e Tecnologia. Agradecemos aos nossos professores pelo trabalho. Esse projeto é sensacional, por trazer sua inserção para o mundo da tecnologia. Sabemos que sem a informática nós temos muita dificuldade para emitir um boleto, para acessar a fatura, para fazer pagamentos. Hoje, a internet está presente no nosso dia a dia, e nós precisamos estar inseridos dentro desse caminho das novas tecnologias", disse Washington Corrêa.

A estudante Rosana Amanajás agradeceu pelas oportunidades de capacitação. "Agradeço à Sectet, UFPA e Escola Anísio Teixeira, em nome da nossa vice-diretora, que busca todos os caminhos possíveis para que possamos seguir rumo ao mercado de trabalho. Também não posso deixar de citar os professores que ministraram todo esse conhecimento. Eles foram excelentes! Esse aprendizado é um pontapé muito importante na carreira de todos nós", disse Rosana.

"Eu amei os professores e a atenção. Ajudou muito. Eu não estudava Informática há muito tempo, e no meu curso nós estudamos sobre lucros, aumentos. Foi muito bom“, afirmou a aluna Ize Almeida, do curso Técnico em Logística. 
 

Conteúdo - Cada módulo foi realizado com metodologia dinâmica, em 20 horas de aulas, totalizando 40 horas, além das atividades práticas com Word avançado, AutoCAD, Corel Draw, Photoshop, Introdução a Web Design e montagem de tabela - semelhante a uma empresa de porte médio.

Atualmente, a Eetepa Anísio Teixeira, localizada no bairro do Umarizal, tem aproximadamente 1.400 alunos, divididos em cinco cursos técnicos, dentre eles Logística, Secretariado, Informática e Recursos Humanos.


 

A vice-diretora da unidade, Leda Nunes, ressaltou a relevância do projeto para a unidade de ensino e para os alunos. "Com certeza vai contribuir bastante para os alunos da Eetepa. O objetivo é fazer o nivelamento desses alunos. Aquele aluno que não tem habilidade para utilizar aquele computador, ele já consegue. Por esse nivelamento já conseguiu se desenvolver. Até mesmo para o mercado de trabalho e para as aulas", enfatizou a gestora.

Também participaram da cerimônia o coordenador do projeto pela UFPA, Paulo Alves, e os professores do curso.

(Colaboração Raphaela Rocha - Ascom/Sectet).