Busca

Notícias

conteúdo principal

Alunos do Forma Pará participam de festival na comunidade de Ponta de Pedras em Santarém

13/11/2023

Um grupo de alunos do Programa Forma Pará da turma de Gastronomia em Santarém estiveram presentes no XIX Festival do Charutinho da Comunidade de Ponta de Pedras, localizada no município. O evento ocorreu entre os dias 10 e 12 de novembro  quando recebeu 15 mil visitantes. O objetivo é apresentar o potencial gastronômico e turístico, promovendo um resgate da cultura local, além de integrar a comunidade e turistas.

A iniciativa é da Associação de Moradores de Ponta de Pedras - AMNSG, juntamente com o Grupo de Empreendedores de Ponta de Pedras- GEPP, com apoio institucional da Prefeitura de Santarém, por meio das Secretarias de Turismo (Semtur); Juventude, Esporte e Lazer (Semjel); Cultura (Semc); Agricultura e Pesca (Semap); Urbanização e Serviços Públicos (Semurb); Meio Ambiente (Semma) e Saúde (Semsa).

A turma do curso do Forma Pará – programa estadual coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e, no município, ministrado pela Universidade do Estado do Pará (Uepa) – participou do festival fazendo uma degustação de pratos à base de charutinho, matéria prima temática do festival, entre eles: bolovo; lasanha de charutinho; charutinho no tucupi; linguiça de charutinho; macarronada de charutinho entre outros, sendo um atrativo a parte no evento. Além disso teve maionese de tucupi, e alguns licores, de piranga, abacaxi e caju.

Três discentes elaboraram os pratos: Janice Nazareth da Rocha Oliveira, Laura da Costa Lopes e Nixon Ferreira Marinho. Além deles, os discentes Cláudio Sidônio e Diana Paula prestaram todo o suporte necessário,  assim como deram auxílio na cozinha Aline Oliveira e Francelino Vinhote.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)

Fotos: Alunos da Turma de Gastronomia do Forma Pará