Seminários apontam qualificação profissional como caminho para o desenvolvimento
O caminho para o desenvolvimento por meio da disseminação do conhecimento e da qualificação profissional foi o eixo norteador dos dois eventos ocorridos nesta sexta-feira (17), na Região Metropolitana de Belém, que culminaram com a entrega dos certificados de conclusão de cursos profissionalizantes para alunos de 11 onze turmas de Ananindeua, Belém e Castanhal no âmbito do Programa Pará Profissional e Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - setor produtivo, coordenados pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Esses órgãos organizaram de forma duplicada – pela manhã, em Ananindeua e, à tarde, em Belém – um seminário para trabalhadores e entidades empresariais conhecerem melhor as políticas de qualificação que os governos estadual e federal oferecem.
O coordenador do Pronatec-Setor Produtivo no MDIC, Luís Gustavo Montes, apresentou a nova plataforma digital do Programa, a ser lançada em março, chamada de Supertec. O Pronatec é um programa governamental que tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. No viés do setor produtivo, o programa tem como função alinhar a oferta de cursos profissionalizantes à demanda dos setores produtivos em função da sua distribuição O novo ambiente digital facilitará a comunicação de demandas das empresas, assim como possibilitará o monitoramento da permanência dos alunos nos cursos e os resultados para a vida de cada egresso. A iniciativa conta com o apoio do Ministério da Educação (MEC).
Montes ainda celebrou a parceria com a Sectet que, desde 2015, assinou Acordo de Cooperação Técnica com o MDIC e passou a ser a articuladora do Pronatec, no Estado, realizando o levantamento técnico das demandas do setor e repassando ao Ministério. Em 2016, o Pará foi o quarto Estado que mais recebeu vagas do Programa Federal. “O caso do Pará é um dos grandes exemplos para outros como exemplo de sucesso na articulação de qualificação técnica e profissional, que é um dos gargalos do desenvolvimento do país, por isso este é um momento de trabalharmos políticas de médio e longo prazo”, ressaltou o coordenador.
Já o secretário titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, explanou sobre o Pará Profissional que foi instituído pela Lei no 8.427, de 16 de novembro de 2016, sob coordenação da Secretaria, descrito como um dos principais instrumentos de superação das desigualdades interregionais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado. Ele ainda destacou que a nova plataforma digital do Pronatec virá ao encontro do que é realizado no Estado e será um “grande salto para o futuro”. A Secretária Adjunta da Sectet, Maria Amélia Enriquez, finalizou apontando ainda as formas como os programas de qualificação ajudam a atingir um dos grandes objetivos do Governo do Estado que é reduzir a pobreza e as desigualdades, centrando suas ações voltadas às cadeias produtivas estratégicas do Pará.
Para o coordenador do Núcleo de Automecânica do Pará, Massilon Alves, que assistiu ao seminário em Ananindeua, o grande avanço dos Programas apresentados é voltar a oferta dos cursos às demandas do mercado e permitir às entidades empresariais, assim como os produtores rurais, por exemplo, participarem da formatação dos cursos, “isso vai nos auxiliar a ter acesso às novas tecnologias de capacitação profissional muito mais rápido, vamos sair da inércia”, explicitou.
Certificação - Receberam os certificados, no âmbito do programa estadual, os alunos dos cursos de Técnicas de Parametrização de Inversor de Frequência; Técnicas em Automação Predial; Boas Práticas na Manipulação Higiênico-sanitária de Carnes Frescas e Temperadas; Inspetor de Solda Nível 1 e Técnicas de Gestão de Resíduos Sólidos para o Setor Industrial. Já no âmbito do Pronatec-setor produtivo, foram certificados os alunos de seis cursos, sendo três turmas, em diferentes níveis, de Pedreiro de Revestimento de Argamassa e três outras de Instalador Hidráulico Residencial.
Para o aluno de um desses cursos, que é egresso do sistema penal, Arnaldo Fiver, poder se qualificar foi a oportunidade que possibilitará grandes mudanças para sua vida, “a importância é que posso me atualizar para o mercado de trabalho, porque hoje o conhecimento é tudo e creio que daqui em diante vai mudar muita coisa, estarei mais inserido no mercado, assim vou me desenvolver mais e mais”, concluiu.
Também participaram dos eventos, nos dois municípios, representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Pará (Senai-Pa), principal ofertante dos cursos no Estado. O seminário em Ananindeua ainda contou com a parceria e presença de representantes da prefeitura local.
Confira mais fotos das certificações AQUI.
(Texto: Fernanda Graim – Ascom/Sectet)







