PCT Guamá lança edital para seleção de empresas
Empresários com negócios consolidados, empreendedores de startups, pesquisadores e representantes de incubadoras de empresas e núcleos de inovação tecnológica do Pará participaram do evento de apresentação do edital de lotes, na tarde da última terça-feira (18), destinado a selecionar empreendimentos com perfil tecnológico inovador no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá). Na ocasião, acompanharam a assinatura do convênio de cooperação técnica entre o PCT Guamá e o Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), de São Paulo, referência para o setor da inovação e do empreendedorismo no Brasil e exterior.
O cenário positivo da área de empreendedorismo inovador foi apresentado por Oscar Enrique de Moraes Nunes, coordenador de negócios internacionais e projetos especiais no Cietec. “Fechamos o ano de 2011 com 134 empresas incubadas e 110 graduadas, que geraram 30 milhões de dólares em negócios e 969 postos de trabalho. Neste ano também tivemos mais de 200 projetos apoiados por agências de fomento, que envolveram 65 mil dólares”, mencionou o gestor na palestra sobre o papel do Cietec no contexto dos ambientes de inovação na economia brasileira.
As oportunidades deste setor no Pará foram destacadas pelo diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, na apresentação do edital de lotes destinado a empresas de base tecnológica. “O PCT Guamá, apesar de pouco tempo em operação, já está sendo considerado modelo de gestão referência para outras experiências no Brasil por conta também da rápida ocupação do ambiente, onde já temos dois laboratórios em operação na área de energia, um instituto na área de tecnologia ambiental e, em fase de construção, o Instituto Tecnológico Vale, o Laboratório de Qualidade do Leite e o Espaço Inovação, que receberá mais seis laboratórios de pesquisa e desenvolvimento e disponibilizará, também por meio de edital, módulos para startups.
Além disso, em 2013 começarão a ser construídos o Parafarma, grande empreendimento na área de biofármacos; o Instituto de Inovação em Tecnologia Mineral do SENAI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial) e o Laboratório de Geomecânica, Instrumentação e Computação Aplicada à Engenharia. Participar deste ambiente sinérgico é estratégico para negócios do setor, que também poderão contar com uma infraestrutura completa dentro do PCT Guamá”, relatou.
Estão sendo disponibilizados para a Concessão de Uso Onerosa cinco lotes no PCT Guamá com metragens que abrangem de 2.481,08 até 3.322,01 m² e se destinam à instalação de empresas e/ou instituições dedicadas à realização de atividades científico-tecnológicas, de atividades de pesquisa, desenvolvimento e inovação alinhados às áreas prioritárias de atuação do parque paraense: biotecnologia, energia, tecnologia da informação e comunicação, tecnologia ambiental e tecnologia mineral.
O diferencial do parque tecnológico para um polo exclusivamente industrial foi mencionado pelo secretário Alex Fiúza de Mello (Ciência, Tecnologia e Inovação). “Nossas vantagens competitivas regionais precisam de conhecimento para fazer a diferença. Além do PCT Guamá, em operação em Belém, temos mais dois embriões de Parques: o Tapajós (Santarém) e Tocantins (Marabá), que são os ambientes destinados a empreendimentos interessados em implantar centros de pesquisa e desenvolvimento e negócios de base tecnológica. Nesse momento, o estado trabalha incentivos fiscais para empresas interessadas em ter base no PCT Guamá. Neste sentido, as iniciativas pioneiras, geradas a partir deste edital, já encontrarão um cenário favorável, pois também estarão lado a lado de grandes empreendimentos do setor”, ressaltou.
Trajetória - O PCT Guamá é o primeiro parque tecnológico da Amazônia em operação. Tem gestão da Fundação Guamá, por meio de um convênio entre Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a UFPA e a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e conta com aporte financeiro da Secti, do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP). Também tem o apoio da Embrapa Amazônia Oriental, da Eletrobras/Eletronorte, do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (SEBRAE-PA), do Museu Paraense Emilio Goeldi e da Universidade do Estado do Para (UEPA).
Serviço: Empresas de base tecnológica interessadas em implantar bases no PCT Guamá têm até o dia 30 de janeiro de 2013 para apresentar propostas ao edital de lotes. A versão eletrônica do edital está disponível no link www.comprasnet.gov.br. Pesquisar Concorrência 19/2012, publicada no dia 27/11/2012. A cópia na íntegra do edital deve ser retirada na Comissão Permanente de Licitação da UFPA, que fica localizada no prédio do Depad, próximo à Gráfica da UFPA, no segundo portão do campus Guamá. Mais informações: (91) 3321-8900.
Texto: Solange Campos - Ascom PCT Guamá