Busca

Notícias

conteúdo principal

Secti entrega equipamento à cooperativa

 Ocorreu, na última quarta-feira (31/10), em Salvaterra, a solenidade que marcou a entrega de um triturador industrial de resíduos orgânicos à Cooperativa Agrícola Agroindustrial de Salvaterra (Comaas), fruto do acordo firmado entre Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e Instituto Açaí. Participaram do evento, representantes da Secti, Secretaria de Estado de Agricultura, Emater, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Instituto Açaí e membros da cooperativa.

 

A Comaas desenvolve uma Tecnologia Social responsável por gerar uma economia local baseada na produção de adubo e ração orgânicos, a partir de restos de pescado oriundos de uma fábrica situada no município. Os produtos obtidos são destinados à agricultura familiar e à produção de frango.  “Sem o triturador, os resíduos de peixe eram triturados artesanalmente no liquidificador e, por isso, a produção era muito reduzida”, justifica Denivaldo Pinheiro, da Diretoria de Tecnologias Sociais da Secti.

 

A produção agrícola gerada pela Commas é comercializada nos municípios de Soure e Salvaterra. A renda gerada principalmente com a venda de hortaliças já garante uma considerável sustentabilidade aos cooperados. A perspectiva é que, com o triturador, a quantidade e a qualidade dos produtos aumentem significativamente, beneficiando diretamente os 80 cooperados.  “Várias instituições já nos visitaram e nos prometeram melhorias, mas esta é a primeira ação que nos dá um retorno concreto”, diz Gabriel Mendes, presidente da Comaas.

 

Rede de Tecnologias Sociais – A iniciativa em Salvaterra é um dos primeiros resultados práticos da Rede de Tecnologias Sociais do Pará (RTS), ação conjunta coordenada pela Secti e que envolve diversas instituições do Governo Estadual, Federal e terceiro setor. À exemplo do que aconteceu com a Comaas, a expectativa é de que a RTS atue na articulação de parceiros para que possam apoiar, de forma coordenada, a reaplicação de Tecnologias Sociais no Estado do Pará.