Busca

Notícias

conteúdo principal

Feira de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia nesta quarta (17)

Começa nesta quarta-feira (17) a V Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, sediada este ano no Campus de Ciências Biológicas da Universidade Estadual do Pará (UEPA). Logo no primeiro dia, o evento já está repleto de atrações interessantes sobre os mais diversos assuntos. As inscrições para oficinas e minicursos poderão ser feitas no local de realização da Feira com até meia hora antes do início de cada oficina.

 

Para quem se interessa pela arte de desenhar, por exemplo, a Oficina de Desenho, ofertada pelo projeto Biizu, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), será ministrada nos três dias de Feira, nos turnos da manhã e da tarde de acordo com o interesse dos inscritos, totalizando um workshop de 6h. “Repassaremos teorias e exercícios práticos com a finalidade de ensinar técnicas de iniciação ao desenho aos alunos inscritos. Na metodologia, serão dadas dicas sobre uso de luz e sombra, perspectiva e outros aspectos do desenho artístico”, explica Fábio Jansen, um dos ministrantes da oficina. As inscrições são gratuitas e o participante deve ter a partir de 13 anos.

 

O público em geral, especialmente os educadores, podem se interessar por oficinas dedicadas a abordar o uso de ferramentas alternativas no processo de ensino-aprendizagem. Nesse caso, as oficinas intituladas “O uso do cinema na Geografia” (turno manhã), “Histórias em quadrinho e Cinema como ferramenta didática em sala de aula” (turno tarde) ofertadas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) podem ser ótimas opções.

 

A criação de abelhas sem ferrão, a construção de experimentos a partir de materiais recicláveis, a construção de foguetes para crianças, a desidratação de plantas para confecção de herbários (exsicata) serão outros assuntos abordados no primeiro dia de oficinas da Feira Estadual de CT&I.

 

Outros eventos – Além de oficinas e minicursos, o primeiro dia de Feira será marcado por exposições em estandes de diversas instituições de ciência e tecnologia e por palestras e seminários. Os assuntos são variados e abordam diferentes áreas do conhecimento, como Astronomia, Geofísica, Cinema, Ecologia, entre outros.

 

A programação cultural será composta pelo Programa Natureza (Museu Goeldi), contação de histórias (UEPA), exposição de fotografia 3D, oficina de grafitagem (Biizu) e rodas de capoeira.

 

Abertura – A Feira será aberta ao público das 9h às 19h e a abertura oficial será às 17h com a participação do grupo musical Quarteto de Cordas.

 

A Feira é uma realização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação e envolve as principais instituições de ensino e pesquisa do estado. Confira a programação de abertura da Feira, clicando aqui.

 

Texto: Ana Carolina Pimenta - Ascom Secti