Busca

Notícias

conteúdo principal

PCT Guamá apresenta candidatura para sediar seminário de parques tecnológicos em 2014

Representantes do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), de Belém (PA), participam das atividades do XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e XX Workshop Anprotec, em Foz do Iguaçu (PR), com uma missão especial: defender a candidatura da capital paraense para sediar o evento em 2014.

 

Na segunda-feira (17), primeiro dia do XX Workshop Anprotec, o estande do PCT Guamá atraiu muitos participantes do evento, curiosos em conhecer o status atual do parque paraense e as peculiaridades de Belém (PA). Na tarde desta quinta-feira (19), o diretor-presidente do PCT Guamá, Antônio Abelém, defenderá a candidatura da cidade durante a Assembleia Geral da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec).  

 

O XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas e o XX Workshop Anprotec segue até o dia 21 de setembro no Parque Tecnológico Itaipu, envolvendo cerca de 800 participantes. Neste ano, o Seminário apresenta como tema principal: “Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas: Revelando e Integrando Novas Rotas de Desenvolvimento”.

 

A programação inclui a realização de minicursos, workshops, sessões plenárias, encontros paralelos, dentre outras atividades. Durante o evento, também acontecerá o 1º Seed Forum Finep Anprotec e a entrega do Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador, promovido pela Anprotec.

 

A cerimônia de abertura do XXII Seminário Nacional de Parques Tecnológicos e Incubadoras de Empresas será nesta terça-feira (18). Representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação; Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), dentre outros, estarão presentes.

 

O evento tem como organizadores locais o Parque Tecnológico Itaipu (PTI), a Usina Hidrelétrica Itaipu Binacional e a Rede Paranaense de Tecnologia e Inovação (Reparte). Desde sua primeira edição, realizada em 1987, o Seminário Nacional tem servido como propulsor do movimento de empreendedorismo inovador, trazendo para o debate temas fundamentais ao desenvolvimento econômico e social.

 

Rede - O PCT Guamá tem gestão da Fundação Guamá e é um dos três parques tecnológicos do Pará baseado na economia orientada à inovação. É resultado de uma parceria entre a UFPA, a Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) e com aporte financeiro da Secretaria de Estado, Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Também apóiam este empreendimento a Embrapa Amazônia Oriental, a Eletrobras/Eletronorte, o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas no Pará (Sebrae-PA), a Secretaria de Estado de Educação (Seduc), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e o Museu Paraense Emílio Goeldi.
 

Texto: Solange de Campos - Ascom PCT Guamá

Foto: Eliseu Dias - Agência Pará