Secti lança Programa de sensibilização ambiental e coleta seletiva
Economizar água e energia elétrica, usar conscientemente o material de expediente e reciclar o lixo. Essas são atitudes simples, mas que nem sempre praticamos em nosso dia-a-dia, especialmente no local de trabalho. Pensando nisso, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) lançou, na última segunda-feira (20), um programa que visa estimular os servidores do órgão quanto à importância do uso sustentável de recursos naturais e os benefícios da coleta seletiva.
Entre as ações previstas está a entrega de canecas ecológicas recicladas produzidas a partir da fibra de coco com o intuito de reduzir o consumo de copos descartáveis pelos servidores da Secretaria. Em todo o prédio da Secti, haverá recipientes para depósito seletivo do lixo, seja ele papel, plástico, vidro, metal ou orgânico. O Programa também prevê a reciclagem desses materiais. Para isso, será lançado edital que selecionará cooperativas/associações de catadores de material reciclável.
De acordo com Amanda Loureiro, gerente de valorização de pessoas da Secti, as ações do Programa vão sensibilizar os servidores da Secretaria a adquirirem uma consciência mais sustentável e responsável para com o meio ambiente. “Além da redução de material de consumo, o que vai impactar em uma redução de gastos com material de expediente, o Programa também vai contribuir para a inclusão social e geração de renda a famílias de catadores de material reciclável”, comenta.
Durante o lançamento do Programa de sensibilização ambiental e coleta seletiva, os servidores da Secti puderam conferir palestra sobre educação ambiental e a relação do homem com o meio ambiente. O servidor Edson Rodrigues, fez os cálculos e concluiu que diariamente utiliza, no mínimo, cinco copos descartáveis por dia. Durante a semana, esse número chega a 20 copos. Por mês, o engenheiro gasta um pacote com 100 copos descartáveis. “Essas palestras e a apresentação do programa me despertaram a vontade de economizar. A partir de agora, vou usar apenas a caneca que será entregue aos servidores. Na hora do almoço, vou desligar meu computador. Ao sair da sala, desligarei a luz. São coisas simples que todos podem fazer”, promete o servidor.
O Programa terá duração inicial de dois anos e espera-se que em 2013 os resultados já possam ser vistos. “A primeira avaliação acontecerá em um ano e as outras acontecerão de seis em seis meses. Ainda este ano, a Secti já disponibilizará do material necessário para a realização da coleta seletiva e armazenamento dos resíduos sólidos gerados na Secretaria”, explica Amanda Loureiro.
Para conhecer um pouco mais sobre o Programa de Sensibilização Ambiental e Coleta Seletiva de Materiais Recicláveis na Secti, clique aqui.
Raphael Freire – Ascom/Secti