Ministro aponta desafios de C,T&I
O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Aloizio Mercadante, destacou, nesta terça-feira (8), em Brasília, a importância da Estratégia Nacional para Ciência, Tecnologia e Inovação (Encti) como eixo estruturante para o desenvolvimento do país.
Em diálogo realizado no auditório Renato Archer, no MCTI, o ministro fez um balanço dos dez primeiros meses de sua gestão e apresentou aos funcionários do órgão as estratégias programadas para os próximos quatro anos. A sessão foi transmitida ao vivo neste portal (em breve, o vídeo estará disponível na íntegra aqui).
O ministro frisou que está em fase de conclusão a Política Nacional de Ciência e Tecnologia, que terá como objetivo impulsionar o desenvolvimento em temas como economia, tecnologia da informação, saúde, energia limpa, área espacial, biodiversidade, nanotecnologia e biotecnologia. A estratégia visa ainda a reduzir as desigualdades sociais do país e será apresentada ao Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia, presidido pela presidenta da República, Dilma Rousseff.
“É um conselho com grandes cientistas que vai discutir essa estratégia, decidir essa estratégia, e a partir daí a gente vai ter uma orientação bem definida e precisa para todas as áreas”, disse.
Aloizio Mercadante destacou que um dos novos desafios da pasta será transformar C,T&I em eixo estruturante do desenvolvimento e consolidar a liderança brasileira na economia do conhecimento natural. O conjunto previsto de ações, disse ele, objetiva modernizar e dinamizar a gestão estratégica do MCTI e garantir maior transparência e melhores resultados aos investimentos públicos na área.
“O novo papel do MCTI é impulsionar a economia do país, construindo um grande mercado, em conhecimento e informação, economia verde e criativa, fortalecimento do mercado de consumo de massa e distribuição de renda”, comentou o ministro.
Fonte: Portal MCTI
Foto: Lecino Filho