Busca

Notícias

conteúdo principal

Feira de Ciência e Tecnologia tem início nesta quarta

Um espaço que reúne diversas atividades sobre os mais atraentes e curiosos assuntos. Essa é a Estação das Docas durante os três dias da Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, que começou nesta quarta, 19, às 9 horas. Mais de 30 atividades, entre palestras, oficinas, observações astronômicas, peças teatrais, shows de música e dança, levarão o público a viajar pelo fantástico mundo do conhecimento.

 

O evento é uma realização da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), com a participação de várias instituições de ensino e pesquisa do estado e do Brasil. O que significam as estrelas na bandeira do Brasil? Como aprender matemática de forma divertida? O que podemos esperar do futuro dos videogames? Como proteger nosso computador de ataques de hackers? Quais os riscos de se fazer um piercing? O que os jovens pensam acerca da divisão do estado do Pará? Como extrair o DNA de um morango? Como se formam os tsunamis? As respostas para essas perguntas e muitas outras serão respondidas por especialistas de maneira lúdica e interativa.

 

O Show de Ciências, apresentado pelo professor da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Eduardo de Campos Valadares, será uma das principais atrações. O pesquisador apresentará num palco experimentos que mostram como a ciência está presente no nosso dia a dia e pode ser interessante. A plateia poderá, por exemplo, jogar tênis com bolhas de sabão, identificar notas falsas, construir um canhão de ar e gerar música a partir de instrumentos inusitados como uma mangueira. As inscrições gratuitas ainda estão abertas para quem tem interesse em receber certificado.

 

O evento, aberto ao público, encerra com a apresentação do grupo Arraial do Pavulagem, no dia 21, às 20 horas. Mais informações pelo site https://www.semanact.pa.gov.br/.

 

Abertura – A programação da Feira começa às 9h do primeiro dia, mas a abertura oficial será às 18h, com a presença do governador e de outros gestores. Na ocasião, será lançado o primeiro Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado do Pará. Pela primeira vez, um plano definirá as diretrizes e metas para o setor de C&T no Pará. O titular da Secti, Alex Fiuza de Mello, anunciará medidas como a instalação de 300 telecentros do NavegaPará, a criação do Museu de Ciência e Tecnologia do Pará, a construção do Parque Tecnológico do Tocantins em Marabá, entre outras.

 

Serviço:

Assinatura do decreto de aprovação do Plano Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação 2011-2015/IV Feira Estadual de Ciência e Tecnologia

Data: 19/10 (abertura), 20, 21 de outubro

Local: Estação das Docas

Horário: das 9h às 21h

 

Ana Carolina Pimenta - Ascom Secti