Reunião do Consecti Norte fortalece identidade da região
“Ou a gente se articula mais ou continuaremos à margem em relação às demais regiões do Brasil”. As palavras do presidente do Conselho Nacional de Secretários Estaduais para Assuntos de CT&I (Consecti), Odenildo Sena, resumem muito bem a reunião que aconteceu nesta quarta-feira, 28. Estiveram presentes na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), secretários estaduais e presidentes das Fundações e Entidades de Amparo à Pesquisa (FAP’s) da Região Norte.
Os membros do Consecti e FAP’s do Acre, Amapá, Rondônia, Amazonas e Tocantins discutiram propostas e estratégias de incentivo à CT&I na Amazônia e como políticas nacionais afetam e beneficiam a Região. “É muito importante compreendermos o contexto e cenário que a nossa região vive hoje para que possamos nos integrar e atuar, cada um em sua esfera local, com um diálogo alinhado”, ressaltou o titular da Secti e presidente do Consecti Norte, Alex Fiúza.
Além de cada região do País possuir suas especificidades, existem também particularidades intrarregionais na Amazônia, uma vez que cada Estado possui um foco de atuação em CT&I. Devido a essa característica, foi definido nesta reunião que os membros do Consecti Norte e das FAP’s sempre terão encontros conjuntos e regulares durante os anos para elaborarem propostas técnicas, projetos e avaliarem fundos de investimentos.
E para que todos conheçam melhor as ações de cada Secretaria e Fundação, ao início de cada reunião será exposta uma breve apresentação das atividades que cada uma desenvolve. “A Amazônia é plural, por isso, conhecendo os desafios e estratégias de cada um, podemos aprender com o conhecimento compartilhado”, comentou Alex Fiúza.
O Secretário do Amapá, Antônio Cláudio de Carvalho, fez a proposta da elaboração de um Plano Diretor para a Amazônia. A ideia é reunir as demandas, atividades e dificuldades da região, além de estabelecer três frentes gerais de atuação na Amazônia. “A justificativa do documento se dá uma vez que a rotatividade de gestões é frequente. Dessa forma, um plano com diretrizes para 15, 20 anos possibilita ações que visem um mesmo objetivo geral, sem grandes alterações para a Região”, explicou Antônio. A proposta foi amplamente aceita pelos membros e todos se comprometeram a contribuir com a produção do mesmo.
Além do Plano Diretor, será criado um portal de eventos online que reunirá informações sobre as atividades que cada Secretaria e Fundação está realizando para que todos possam ter conhecimento. A Secti será a responsável por elaborar a proposta de funcionamento do Portal.
Uma das pautas mais discutidas no encontro foi o Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O propósito do Fundo é obter recursos para incentivar a preservação da floresta e para que esses recursos sejam também aplicados no incentivo a CT&I, será realizada uma visita dos membros do Conselho com a Diretoria do Banco.
No final da reunião, o Diretor Comercial e de Distribuição do Banco da Amazônia (Basa), Gilvandro Negrão Silva, falou sobre os critérios de avaliação e seleção de projetos nos editais lançados pela empresa. A participação do diretor foi importante para que os presentes na reunião tirassem dúvidas quanto aos investimentos do Basa em CT&I na Amazônia. O próximo encontro do Consecti Norte já está agendado para o dia 30 de novembro deste ano em Manaus.
Texto e Foto: Raphael Freire - Ascom/Secti