Busca

Notícias

conteúdo principal

Navegapará chega a Alter do Chão

Os moradores da vila de Alter-do-Chão, distante há 30 quilômetros do município de Santarém, no oeste do Estado, agora também fazem parte do programa de inclusão digital e social do governo do Estado, NavegaPará, coordenado pela Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa). Foram instalados dois hotzones (área de acesso livre) em Alter do Chão. Um deles está localizado na Praça do Sairódromo, disponibilizando internet durante toda a festa do Sairé para o público. “Utilizo internet a todo momento e estou impressionado com a velocidade aqui no Sairódromo”, disse Giancarlo Moraes, que twitava e enviava fotos das apresentações dos botos, durante o festival, realizado neste sábado (17).

 

A segunda estrutura de telecomunicações para o acesso à internet foi montada na orla da praia, que possibilita o acesso em um raio de até 150 metros, com velocidade de transmissão de dados de até 12Mbps, e que, quando compartilhado entre os usuários, possibilita o acesso de até 64 pessoas simultaneamente. Este ponto ficará funcionando permanentemente para a comunidade.

 

Os visitantes da Ilha do Amor, localizada em frente à vila de Alter-do-Chão, também podem acessar a internet. Grande parte da Ilha também recebe cobertura do NavegaPará. O Casal Maria e Antonio Carlos Oliveira, moradores de Marabá, que visitavam a Ilha do Amor ficaram impressionados com a tecnologia. “Nunca imaginei poder acessar com uma velocidade tão boa e ainda, gratuitamente. Considero a iniciativa uma forma de incentivo ao turismo, uma vez que o acesso aqui da Ilha é um atrativo a mais para os turistas”, disse Maria.

 

Tecnologia

 

Esses pontos de acesso, denominados de hotzones, disponibilizam a internet através da tecnologia Wi-Fi. O público pode acessar a rede através de computadores ou qualquer dispositivo móvel que integre a tecnologia Wi-Fi, como celulares e i-pads. O acesso é totalmente gratuito. O projeto sistêmico implantado pela Prodepa pode atingir uma capacidade de transmissão de internet de até 20Mbps, quando compartilhado entre os usuários (unidades públicas, associações, infocentros entre outros).

 

Como Alter do Chão é um dos polos turísticos do Estado, sua inclusão no programa NavegaPará representa também um fomento ao setor, uma vez que a presença da internet contribui para o desenvolvimento da localidade, através de ações como facilitação da capacitação de mão-de-obra e melhoria de prestação de serviços. “A presença da internet aqui no restaurante acaba sendo um atrativo a mais para os clientes, pois muitas pessoas ao chegarem aqui perguntam se há rede wi fi e a partir de agora, acredito que as pessoas sabendo da presença da internet gratuita do NavegaPará, o restaurante passa a ter um atrativo a mais”, explica a empresária e arquiteta urbanista Zeila Diniz, proprietária de um dos restaurantes localizados em frente à orla de Alter-do-Chão.

 

O presidente da Empresa de Processamento de Dados do Estado do Pará (Prodepa), executora do projeto, informa que a implantação de hotzone foi apenas a primeira parte do projeto na vila, já que o NavegaPará também atende órgãos públicos, entidades do terceiro setor e disponibiliza Infocentros, espaços públicos de acesso à internet voltados para capacitação de cidadãos e inserção de serviços de utilidade pública. Atualmente, existem quase 200 Infocentros, implantados em 43 municípios do Pará. “Agora passaremos para essas novas fases de implantação na vila. Aguardaremos o contatos dos órgãos locais para possível implantação dessas outras medidas em Alter”, Explica Theo Pires.

 

Ele informa, ainda, que Alter-do-Chão foi a primeira ativação de uma cidade digital realizada no atual governo. Atéo momento, a Prodepa trabalhava no reparo da estrutura já existente. “A expansão do NavegaPará até Alter do Chão é mais uma concretização da proposta do Governo do Estado de não apenas dar continuidade ao NavegaPará, mas também de expandi-lo e, assim, garantir a inclusão digital em todo o Estado”, conclui Theo.

 

Manuela Viana - Secom