Busca

Notícias

conteúdo principal

VI Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia

Propor ações de inovação sustentável para o país. Esse será o objetivo do VI Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (FORTEC), que será realizado em 2012 na cidade de Belém. E para discutir os conceitos, programação e todo o planejamento do evento, estiveram reunidos, nesta quinta-feira (18) no Museu Emílio Goeldi, vários membros do FORTEC, representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e de outras instituições.

 

“O intuito desse encontro preparatório é para pensar maneiras de melhor construir um evento compromissado com os 'negócios verdes e sustentáveis'”, disse Maria das Graças Bezerra, coordenadora do Fórum na Região Norte. Para o presidente do FORTEC, Rubén Sinisterra, “O FORTEC 2012 será um marco para uma região que cresceu 60% em inovação tecnológica”. O formato do evento será composto por mesas, palestras, mini cursos e exposições de cases de sucesso em relação à inovação e transferência tecnológica.

 

Na ocasião, também esteve presente a Diretora de Inovação Tecnológica da Secti, Gisa Bassalo, a qual destacou dizendo que o Estado tem total interesse em ajudar na construção do evento e comentou sobre a importância do mesmo ser em Belém. “A Secti está alinhada com o processo de aculturação do Estado quanto à inovação e está ciente de que ela é fundamental para o desenvolvimento do Estado e o FORTEC representa a integração e fortalecimento de uma corrente em prol da inovação”. 

 

Fortec - Criado em 2006, o Fórum é um órgão de representação dos responsáveis nas universidades e institutos de pesquisa pelo gerenciamento das políticas de inovação e das atividades relacionadas à propriedade intelectual e à transferência de tecnologia, incluindo-se, neste conceito, os núcleos, agências, escritórios e congêneres.

 

Texto e foto: Raphael Freire – Ascom/Secti