Infocentro da Nova Marambaia entrega certificados à 1ª turma
"Um projeto bom, gratuito e com conteúdo". Foi desta maneira que a dona de casa Joseane dos Santos definiu o sentimento ao ver o filho Gabriel Melo de 13 anos e a sobrinha Gabriela Andrade, de 16, recebendo os diplomas de conclusão do curso básico de informática na manhã desta quarta-feira 24, no Infocentro do Centro Comunitário Nova Marambaia – CCNOMA. Gabriel e Gabriela, integraram a turma de 38 alunos que participaram por três meses das aulas.
“O cidadão que tem acesso à informática está globalizado ao mundo, porque amplia o conhecimento na área social e da saúde, por exemplo” afirma Joseane.
A abertura do evento contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Maurílio Monteiro, além do secretário adjunto da Sedect, João Weyl, do Diretor de Clientes e Mercados da Prodepa, Jorge Souza e da Coordenadora do NAVEGAPARÁ, Bruna Souza.
Na ocasião o presidente do C.C.NOMA, Nizomar Salim, agradeceu a comunidade por participar do programa e acrescentou que cada um dos alunos tem uma história de luta, pois mesmo com as adversidades diárias, se empenharam e concluíram o curso. “Todo mundo está de parabéns! Agradeço a parceria do Governo do Estado, Prodepa e Sedect. Para mim, é um sonho realizado. É uma vitória ver que um antigo depósito de lixo foi transformado num laboratório de informática para formar profissionais”, ressalta.
Segundo Maurílio Monteiro, o objetivo do infocentro não se resume em proporcionar o acesso à tecnologia, e sim fazer com que a comunidade possa utilizar tudo o que foi aprendido no dia a dia, de forma consciente e crítica principalmente no mercado de trabalho. “Foi muito importante perceber que a vivência e o trabalho comunitário servem para melhorar a vida de todos. Isso é o reconhecimento de uma parceria entre Governo e comunidade, e que não vai parar por ai.”, disse Maurílio.
Os novos projetos vão desde oficinas de rádio web até a manutenção em micros. Tudo para tornar os alunos multiplicadores de conhecimento. É o que confirma Peterson Sousa, um dos ministrantes do curso da turma da Nova Marambaia. “No início achei que eles (os alunos) não estavam muito entusiasmados, mas aos poucos percebi o empenho e a dedicação mesmo. Tanto que concluíram com mérito o curso e sem dúvida serão ótimos profissionais”, conta Peterson.
C.C.NOMA - O infocentro é um dos sete já implantados pelo programa NAVEGAPARÁ em todo o estado e tem como objetivo
oferecer a inclusão digital de forma gratuita à população. No C.C.NOMA são 20 computadores que atendem cerca de 10 mil pessoas não só da Nova Marambaia, mas de bairros vizinhos como Benguí e Tapanã.
Para o presidente do Centro o interesse da população pelo Infocentro superou as expectativas e ele acredita que o projeto só tende a crescer. “Os formandos estão radiantes e nós mais ainda. É muito bom ver que essas pessoas estão se sentem valorizadas como cidadãos e mais, preparadas para o mercado de trabalho. Devido ao sucesso, iniciaremos mais oito turmas, todas com salas lotadas”, enfatiza.
Mais de 400 alunos deverão participar das aulas que iniciam no próximo dia 29. “A demanda foi grande, agora temos até lista de espera. Nossa expectativa é abrir quantas turmas pudermos, possibilitando o ingresso de quem ainda não teve oportunidade de conhecer nossoinfocentro. Para isso contamos sempre com o apoio do governo, através do programa NAVEGAPARÁ”, completa.
Para acomodar os novos alunos, a sala foi ampliada e assim como o número de equipamentos com a chegada de seis novos computadores. As aulas serão ministradas por três instrutores selecionados dentro da própria comunidade, e que passaram por treinamentos na Prodepa.
Texto: Trisha Guimães (Sedect) e Camila Parente (Prodepa)
Foto: Divulgação - Sedect