Sectet participa da 1ª Mostra de Bio-Invenções da Amazônia
| Assunto | Data | Veículo | Tipo |
|---|---|---|---|
| Sectet na Feira do Livro | segunda-feira, Maio 25, 2015 | Agência Pará | Online |
| Energia Solar | quarta-feira, Outubro 14, 2015 | ORMNews | Online |
| Fórum de Tecnologias Sociais | terça-feira, Outubro 27, 2015 | ORM News | OnLine |
| Cursos Profissionalizantes | terça-feira, Outubro 4, 2016 | G1 Pará | Online |
| Cursos Profissionalizantes | quinta-feira, Outubro 13, 2016 | Diário OnLine | Web |
| Programa Inova Pará | quarta-feira, Março 1, 2017 | Rádio Cultura | Rádio |
| Programa Pará Profissional | sexta-feira, Março 24, 2017 | Tribuna Tapajônica | On-line (Blog) |
| Inauguração do Laboratório do Leite | sexta-feira, Maio 12, 2017 | Diversos | Diversos |
| Prêmio de Inovação na Indústria Mineral | segunda-feira, Maio 8, 2017 | O Liberal | Impresso |
| Curso Técnico em Açúcar e Álcool | segunda-feira, Junho 26, 2017 | Rádio Cultura | Rádio |
Páginas
Representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) participaram, na manhã desta quinta-feira (22), da 1ª Mostra de Bio-Invenções - Caminhos para a Inovação na Amazônia, realizada pela Organização Social BioTec-Amazônia. O evento reuniu ainda pesquisadores, setor produtivo e empresarial, com o objetivo de divulgar pesquisas e projetos que aplicam o uso da biodiversidade da região de forma sustentável.
“Este é um evento de grande significado para todos nós. Juntamos invenções muito interessantes que podem gerar patentes, além de se transformarem em produtos e processos”, destacou o diretor-presidente da BioTec-Amazônia, José Seixas Lourenço.
O pesquisador Carlomagno Bahia compartilha da mesma opinião. “Eventos são muito importantes para que possamos expor nossos produtos e trabalhos e acessar, efetivamente, as cadeias produtivas e as áreas de investimento. Isso é fundamental para a sobrevivência do que a gente faz atualmente na Amazônia”, ressaltou.
“Hoje em dia, só se evolui em rede, não dá pra falar que a empresa, a indústria ou a pesquisa vão trabalhar sozinhas, isoladas. Isso já não funciona. Então, esse é um contato fundamental para que sejam criadas pontes, para que sejam criados laços, e haja um diálogo entre grupos distintos para um caminho único em que todos ganham”, complementou a gerente de Pesquisa em Desenvolvimento da Agropalma, Isabel Manso.
A 1ª Mostra de Bio-Invenções faz parte da programação da reunião de alinhamento realizada pela BioTec-Amazônia que, ao longo da semana, mobilizou sua equipe, servidores da Sectet e consultores, com o objetivo de ajustar as informações a respeito do trabalho a ser desenvolvido pela organização social.
Sustentabilidade - A BioTec-Amazônia foi selecionada, no final de 2017, por meio de edital de chamamento público, para gerir o programa paraense de incentivo ao uso sustentável da biodiversidade amazônica, o BioPará. Considera-se “gestão do BioPará” um sistema inteligente de governança, voltado ao estímulo e apoio ao planejamento e desenvolvimento de uma economia dinâmica, fundada no uso sustentável da biodiversidade, com a devida e adequada base científica e tecnológica.
“Um dos objetivos e metas do plano de trabalho que nos foi apresentado era fazer com que essa organização se desenvolvesse internamente, gerando uma compreensão profunda do Programa BioPará, pelo qual a OS foi contratada pela Secretaria. Então, ela está fazendo uma imersão com sua equipe, e acordamos que alguns servidores da Sectet também viriam para que haja um entrosamento, a fim de internalizar não só os valores, como os objetivos do Programa”, explicou o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello.
O Programa BioPará é uma ferramenta que norteia a elaboração de políticas públicas voltadas à agregação de valor às cadeias produtivas da biodiversidade estadual e regional, por meio de pesquisa e desenvolvimento e de prospecção de negócios inovadores no setor.
Por Fernanda Graim







