Organização social é selecionada para gerir o Programa Biopará
| Assunto | Data | Veículo | Tipo |
|---|---|---|---|
| Sectet na Feira do Livro | segunda-feira, Maio 25, 2015 | Agência Pará | Online |
| Energia Solar | quarta-feira, Outubro 14, 2015 | ORMNews | Online |
| Fórum de Tecnologias Sociais | terça-feira, Outubro 27, 2015 | ORM News | OnLine |
| Cursos Profissionalizantes | terça-feira, Outubro 4, 2016 | G1 Pará | Online |
| Cursos Profissionalizantes | quinta-feira, Outubro 13, 2016 | Diário OnLine | Web |
| Programa Inova Pará | quarta-feira, Março 1, 2017 | Rádio Cultura | Rádio |
| Programa Pará Profissional | sexta-feira, Março 24, 2017 | Tribuna Tapajônica | On-line (Blog) |
| Inauguração do Laboratório do Leite | sexta-feira, Maio 12, 2017 | Diversos | Diversos |
| Prêmio de Inovação na Indústria Mineral | segunda-feira, Maio 8, 2017 | O Liberal | Impresso |
| Curso Técnico em Açúcar e Álcool | segunda-feira, Junho 26, 2017 | Rádio Cultura | Rádio |
Páginas
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) divulgou nesta quarta-feira (01), por meio do Diário Oficial do Estado, o resultado da avaliação do edital de chamamento público nº 004/2017, destinado a selecionar uma Organização Social qualificada na área de desenvolvimento científico e tecnológico, para gerir o programa paraense de incentivo ao uso sustentável da biodiversidade amazônica, conhecido como Biopará.
Após a avaliação dos documentos e programas de trabalho enviados à Sectet, a comissão de seleção do edital elegeu a Associação BioTec-Amazônia como gestora do Biopará. A OS foi constituída em outubro de 2016 com o objetivo de promover o uso sustentável da biodiversidade amazônica, em especial do estado do Pará, para fins de desenvolvimento econômico e social, bem como difundir o conhecimento e prestar informações e serviços nas áreas de biodiversidade, biotecnologia e bionegócios.
As atividades da OS serão desenvolvidas em eixos que dizem respeito, por exemplo, à governança inovadora e articulação estratégica a partir da construção de alianças entre atores do ambiente de inovação do Estado. Além disso, a BioTec-Amazônia pretende contribuir com a criação e aperfeiçoamento de leis estaduais de inovação e de incentivos fiscais, além de promover uma gestão estratégica da informação sobre ciência e tecnologia no Pará, com o objetivo de atrair novos negócios à região e favorecer parcerias entre a academia e o setor produtivo.
A celebração do contrato de gestão com a Sectet será feita após o período de contestação do resultado, que vai até 8 de novembro. O resultado final será divulgado no dia 10 de novembro.
O Programa - O Biopará constitui uma ferramenta norteadora para elaboração de políticas públicas que possibilitem agregar valor às cadeias produtivas da biodiversidade estadual e regional, por meio de pesquisa e desenvolvimento e de prospecção de negócios inovadores no setor. Considera-se “gestão do Biopará” um sistema inteligente de governança voltado ao estímulo e apoio ao planejamento e desenvolvimento de uma economia dinâmica fundada no uso sustentável da biodiversidade, com a devida e adequada base científica e tecnológica.
Por Igor de Souza







