Busca

Notícias

conteúdo principal

Estudo aponta estabilidade dos casos da Covid-19 na Região Metropolitana de Belém

25/05/2020

Os números de casos confirmados e casos de óbitos causados pela Covid-19 na Região Metropolitana de Belém alcançaram o nível de estabilidade e apresentam tendência de queda. É o que afirma um estudo realizado pelas Universidades Federal Rural da Amazônia (Ufra) e Federal do Pará (UFPA) com apoio do governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e da Fundação Amazônia de Apoio a Estudos e Pesquisas (Fapespa). O último Relatório Técnico do estudo foi divulgado neste sábado (23/05).

Fique atento ao prazo para a inscrição no edital do Programa Startup Pará

23/05/2020

Um dos principais diferenciais de programas de incubação e aceleração é a oportunidade dos empreendedores participantes e estarem em contato com profissionais experientes, mentores e especialistas.

O convívio, a troca de experiência e o conhecimento encurtam distâncias, agregam valor aos projetos e entrega insights valiosos para o sucesso do negócio de cada iniciativa nascente.

E esta é uma das propostas do Startup Pará, maior programa de apoio a empreendimentos de base tecnológica já realizado no estado.

Sectet promove semana com programação toda transmitida pela Internet

21/05/2020

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) realizará, no período de 23 a 26 de junho de 2020, a 2ª Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento com o tema “Em tempos de pandemia”.

Sob a coordenação da Diretoria de Ciência e Tecnologia (DCT), o evento será realizado de forma presencial conectada, utilizando ferramentas Google, com o apoio da empresa de inovação Inteceleri, localizada no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá.

Campanha “Pesquise na Quarentena” vai divulgar trabalhos de bolsistas de iniciação científica

13/05/2020

A Fundação Amazônia de Amparo à Estudos e Pesquisas (Fapespa) tem tradição em apoiar e incentivar os bolsistas de iniciação científica. Pensando nisso e aliado ao cenário de isolamento social por conta da pandemia do Coronavírus (COVID-19), a campanha “Pesquise na Quarentena” foi criada para incentivar os bolsistas de iniciação científica a apresentarem resultados preliminares dos planos de trabalho de projetos que fazem parte, enquanto as atividades das universidades estão suspensas.

Propriedade Intelectual: um caminho inovador e limpo

30/04/2020

“A ciência, tão surrada nos últimos anos, mostrou mais uma vez o caminho para as soluções de problemas que afligem a humanidade, sendo certo que através de tecnologias limpas e pesquisas sustentáveis, é que será possível alcançar o melhor caminho com menos impacto”. Foi essa a constatação do advogado Luiz Ricardo Marinello, Consultor de Propriedade Intelectual da BioTec-Amazônia, em análise do contexto mundial sobre a propriedade intelectual.

'Meu Endereço' continua atividades com consolidação de relatórios

28/04/2020

“Uma das condições básicas para a cidadania é a comprovação do seu endereço como fonte de inclusão e de reconhecimento social no bairro e na cidade”. A afirmação é do geógrafo Cleison Costa, que é morador da Cabanagem, em Belém, e também integra a equipe do projeto “Meu Endereço: lugar de paz e segurança social”, parceria desenvolvida pela Universidade Federal do Pará (UFPA) com a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), dentro do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz) do Governo do Pará.

Rede de Apoio Psicológico ajuda a enfrentar sofrimentos emocionais

24/04/2020

“Tenho momentos de crises de ansiedade: o coração acelera, sinto dor na barriga, uma angústia que faz o peito doer”, descreve a assistente social Marcella Takeshita, de 33 anos. Ela é uma das pessoas atendidas pelo projeto Psicologia Pará – Rede de Apoio Psicológico (RAP), uma plataforma digital desenvolvida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) com o objetivo principal de amenizar os impactos psicológicos da pandemia pelo novo coronavírus que mudou drasticamente a rotina das pessoas em todo o mundo.

Alunos do projeto Forma Pará fazem campanha de arrecadação de alimentos em Bagre

07/04/2020

Preocupados com a situação das famílias que perderam renda por causa da quarentena necessária ao combate ao novo conoravírus, estudantes do projeto Forma Pará estão fazendo uma campanha de educação e de arrecadação de alimentos no município de Bagre, no Marajó. Os alunos do curso de Administração, da Universidade Federal do Pará (UFPA), entregaram cestas básicas a 11 famílias do município no último sábado (4).

Empresas do PCT Guamá desenvolvem tecnologias para apoiar o distanciamento social

07/04/2020

Educação a distância, monitoramento da progressão da covid-19 no estado do Pará e ferramentas para otimizar o home office são alguns dos serviços oferecidos por empresas instaladas no Parque de Ciência e Tecnologia (PCT) Guamá, em Belém, para colaborar com o enfrentamento da crise causada pela pandemia do novo coronavírus (SarCov2).

Com a recomendação de evitar aglomerações e praticar o distanciamento social, diferentes setores da sociedade sentiram o impacto da pandemia. Confira abaixo algumas soluções:

Sectec disponibiliza atendimento virtual para ajudar na saúde mental durante o distanciamento social

02/04/2020

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), lançou, na manhã desta quinta-feira (2), a plataforma digital do Projeto Psicologia Pará - Rede de Apoio Psicológico. A iniciativa é mais uma das ações do Governo para amenizar os impactos da pandemia que assola o mundo neste momento, tendo em vista que o distanciamento social e a existência do novo coronavírus podem desencadear muitas questões de cunho emocional nas pessoas.

Páginas