Busca

Notícias

conteúdo principal

Variedade de temas define o 3º dia do Ciclo de palestras da Semana Estadual de Ciência e Tecnologia

24/06/2020

Turismo, manejo florestal, tecnologias livres e arquitetura são alguns dos temas em pauta  nesta quinta-feira, 25, durante o ciclo de palestras e debates online alusivo à Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). O evento começou na última terça-feira, 23, e vai até sexta-feira, 26, com o tema “Em tempos de pandemia” e discute estudos, projetos, ações de combate ao novo coronavírus e tratamento da Covid-19. Ele ocorre de forma presencial conectada por meio de ferramentas Google, com o apoio da empresa de inovação Inteceleri, localizada no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT-Guamá).

No terceiro dia de debates, a programação começa às 9 horas com uma mesa redonda em que Viviane Santos Porto Martins e Claudia Beatriz Saleh falam sobre a situação do turismo pós-pandemia. Em seguida, Alison Pureza Castilho profere palestra sobre o Observatório do Manejo Florestal Comunitário e Familiar e o enfrentamento à pandemia. A programação da manhã prossegue com palestras de Marcelo Rocha, sobre tecnologias abertas e livres; de Francisco Saboya Albuquerque Neto, presidente da Anprotec, que fala sobre atuação da associação em tempos de coronavírus e após a pandemia. Além do Prof. Ms. Walter Júnior, diretor da InteceleriEdutech Google Partner; do Prof. Dr. Osvando Alves, diretor de Extensão UEPA; e do Prof. Ms. Yuri Santiago, PhD em Information Management School Universidade Nova de Lisboa que expõem as possibilidades da educação online.

No período da tarde, a partir das 14 horas, as mulheres cientistas entram em ação para debater sobre as ações extensionistas de divulgação científica. Participam da mesa: Camilla Oliveira , Alessandra de Souza Barbosa, Camila Silveira da Silva, Glaucia Pantano, Tatiana e Renata Gomes Simões. A programação prossegue com a mesa “Marcas Coletivas: perspectivas e desafios em tempos de pandemia”, em que Márcia de Pádua Bastos Tagore, Milene Dantas Cavalcante, Luciana Gonçalves de Carvalho e Niete Ana Pereira Rego debatem o tema.

A tarde do terceiro dia segue ainda com diálogos entre Universitec, Anprotec e Abipti, representadas por Gonzalo Enriquez, Francisco Saboya Albuquerque Neto, Antônio Correa e Paulo Rogério Foina. Ocorrem ainda palestras e mesas com a participação de Tatiane Vasconcelos, Presidente da CMC OAB-PA; Douglas Prado, Vice-Presidente da CMC OAB-PA; Marcelo Rocha Sá; Vitor Alves; Fábio Magalhães; Ronaldo Andrade; Walter Junior; Ana Paula Cardoso Ramos; Rafaela Verbicaro Pacheco Resque; Grasiela Rocha Ajala. Por fim, a última mesa do dia 25 começa às 20 horas com o debate sobre o tema “Atenção Primária a Saúde em tempos de Pandemia”. Participam: Yuji Magalhães Ikuta, Mário Roberto Tavares Cardoso de Albuquerque e Taynah Mayara Monteiro e Silva Riker.

Serviço

Detalhes, programação e inscrição AQUI.

 

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)