Busca

Notícias

Início » Notícias » Servidores recebem certificados de especialização em C&T e Educação Profissional e Tecnológica
conteúdo principal

Servidores recebem certificados de especialização em C&T e Educação Profissional e Tecnológica

14/12/2018

“Agora estes profissionais voltam às suas instituições com olhar e perspectivas diferenciados da forma de desenvolver o serviço público”. Foi desta maneira que a titular da Secretaria de Estado de Administração (Sead), Alice Viana, referiu-se aos 39 concluintes do Curso de Especialização em Gestão de Ciência e Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica, que foram certificados na manhã desta quinta-feira (13) no auditório da Escola de Governança Pública do Estado do Pará (EGPA).

O curso surgiu de uma demanda da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), que contou com a parceria da EGPA para a sua realização. O objetivo foi a qualificação de servidores efetivos, no sentido de desenvolver o capital humano institucional a fim de que possam melhor se posicionar dentro do órgão, agregando habilidades e competências gerenciais nas áreas em questão.

Para o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, é de fundamental importância que o conhecimento adquirido durante o curso seja aplicado no dia a dia dos órgãos públicos. “Este curso não foi promovido apenas para garantir um diploma ao servidor, foi realizado para que se conscientizassem e qualificassem diante dos desafios que surgem no serviço público, tendo como finalidade o bem da sociedade”, lembrou. O Secretário ressaltou ainda que a atuação dos servidores públicos é essencial para a continuidade de políticas públicas que favorecem a população.

Da mesma opinião compartilha o diretor geral da EGPA, Danilo Alho, que destacou o comprometimento profissional do servidor. “É por meio de ações como esta que formamos profissionais com a missão do comprometimento em disponibilizar serviços com eficiência e qualidade à sociedade. Que estas formações se traduzam em retornos com êxito para a população”, recomendou.

A especialização foi realizada em 20 meses, sendo 17 de aulas presenciais com professores locais e de fora do estado e o restante dos meses para orientação, elaboração e entrega dos trabalhos de conclusão do curso. Durante a cerimônia de certificação, foram apresentados quatro desses trabalhos para conhecimento do público. A proposta do curso foi ser essencialmente instrumental com todos os conteúdos voltados para o aprimoramento do ato de pensar e reinventar, enquanto sujeitos promotores do serviço público e agentes da divulgação da ciência, tecnologia e educação tecnológica como forma motriz para o desenvolvimento social, econômico, cultural e moral da sociedade.

Para um dos concluintes do curso e servidor da Sectet, Alexandre Negrão, os debates ocorridos em sala de aula tiveram grande valor. “Nós víamos o estado de uma forma amadora, como numa penumbra, hoje o curso nos deu ferramentas para ver o estado de uma forma diferente, mais profissional, com todas as suas mazelas, porém com todos os seus potenciais. Quando vemos o Pará Profissional e o PCT Guamá, por exemplo, percebemos que o futuro já começou e tem todo um arcabouço jurídico que nos prepara melhor, ficamos em um estágio de capacitação muito melhor para entender os problemas do estado”, concluiu.

Além dos servidores da Sectet, também participaram do curso de especialização servidores das Secretarias de Estado de Turismo (Setur); de Educação (Seduc); de Desenvolvimento Agropecuário e Pesca (Sedap); de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster); da Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Pará (Prodepa); e da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa).

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)