Busca

Notícias

Início » Notícias » Sectet realiza primeiro “Diálogos da Inovação”
conteúdo principal

Sectet realiza primeiro “Diálogos da Inovação”

19/06/2018

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), promove nesta quinta-feira (21), às 9h, em seu auditório, o primeiro “Diálogos da Inovação”, com o tema "Arranjos e Sistemas Produtivos e Inovativos Locais como Estratégia de Desenvolvimento".

Os Arranjos Produtivos Locais (APLs) são aglomerações territoriais de agentes econômicos, políticos e sociais, com foco em um conjunto específico de atividades econômicas que apresentam vínculos. Geralmente envolvem a participação e a interação de empresas que podem ser desde produtoras de bens e serviços finais até fornecedoras de insumos e equipamentos, prestadoras de consultoria e serviços, entre outros. Estão inclusos em organizações públicas e privadas voltadas para formação e capacitação de recursos humanos.

Segundo a coordenadora de Ciência e Tecnologia da Sectet, Amarílis Aragão, o evento busca prover discussões acerca de assuntos importantes no âmbito da inovação, bem como na estruturação de um ambiente inovador. “Antes de pensarmos num ambiente de inovação, precisamos entender o que é um APL. Este será um evento no qual veremos os conceitos sobre o tema e depois os discutiremos dentro das nossas realidades”, frisou a coordenadora.

Programação - Na oportunidade, será ministrada palestra pelo Diretor de Ciência e Tecnologia da Secretaria, Marco Antônio Lima, sobre o “Sistema Paraense de Inovação e Políticas Estaduais de CT&I”. Entre essas políticas destaca-se o Programa Inova Pará, coordenado pela Secretaria e amparado pela Lei Estadual de Inovação (Lei n° 8.426), de 16 de novembro de 2016, que dispõe sobre incentivos à inovação, à pesquisa científica e tecnológica e à engenharia não rotineira, além da política estadual de incentivos fiscais.

O Inova Pará parte da premissa que, para romper com o modelo extrativista, presente na economia paraense, é indispensável que o Estado apoie a criação de Sistemas Regionais de Inovação (SRI) a fim de que propiciem suporte necessário à agregação de valor das cadeias produtivas estratégicas. Em sua concepção, o Programa acredita no potencial produtivo e inovador das distintas regiões do estado.

Continuando a programação, a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), que possui no Pará um Núcleo Estadual de APLs, vai apresentar o que são e como funcionam os Arranjos Produtivos Locais (APLs), esclarecendo as dúvidas que possam ocorrer aos presentes. Quem estará a frente da apresentação é o servidor Raimundo Sergio de Menezes Santos

Encerrando o período de exposição, será aberto espaço para um caso de sucesso em APLs, com o também servidor da Sedeme, Lourival da Silva Ribeiro Junior. Em seguida, ocorre o debate entre os participantes.

O evento é aberto ao público em geral. Já confirmaram presença os servidores da Sectet, Sedeme, gestores da Biotec-Amazônia, entres outros parceiros.

Serviço

Local: Auditório da Sectet

Endereço: Av. Presidente Vargas, 1020 – Campina. Belém/PA

Horário: De 9h às 12h

 

Texto: Maryane Brito (Ascom/Sectet)