Início » Notícias » Sectet realiza Encontros de Educação Profissional em maio e programa os de junho

18/05/2018

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), realizou, em maio, mais três edições do “1º Encontro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica”. O objetivo da Sectet ao realizar o evento em cada uma das 12 Regiões de Integração do estado é discutir, de forma conjunta, a execução do Programa Pará Profissional como experiência de política pública para o desenvolvimento inter-regional, por meio da qualificação profissional.

No dia 3 de maio, a equipe da Secretaria realizou o Encontro na Região Rio Caeté, tendo Bragança como sede. Em seguida, no dia 15, foi a vez da Região de Carajás receber o evento, sendo Canaã dos Carajás o município sede. Já, em 17 de maio, o debate se deu na Região Araguaia, onde a sede foi Xinguara.

Uma das principais abordagens do Encontro é disseminar a conscientização da importância em agregar conhecimento, destacando os benefícios de uma boa qualificação profissional e de como é determinante estar atualizado no que diz respeito às possibilidades de ser capacitado para o mercado de trabalho.

Segundo a Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (Pnad) Contínua, e os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Pará atingiu de janeiro a março de 2018, a taxa de 458 mil pessoas desempregadas.

Com base nisso, vale ressaltar que a qualificação é a válvula propulsora para alcançar um emprego. O Programa Pará Profissional busca influenciar positivamente os jovens e adultos que residem nas regiões de integração do estado, dando a eles a chance de receber por meio do conhecimento, qualificação para que possam ser contratados por empresas sérias ou mesmo adquiram conhecimento e experiência para desenvolverem o próprio negócio.

O ciclo de Encontros iniciou em abril, e abrangeu duas regiões de integração. O primeiro foi realizado na Região Lago de Tucuruí, tendo como sede o município de Tucuruí, e o segundo na região Rio Capim, sendo o município de Ulianópolis a sede do evento.

Em junho, ocorrem os Encontros referentes às demais Regiões de Integração. No dia 8 de junho, será realizado o do Baixo Amazonas e Tapajós, tendo Santarém como sede. Já, no dia 13, é a vez do Marajó, onde a sede será Breves e do Xingu, que ocorrerá em Brasil Novo. Por fim, no dia 26, serão contempladas as Regiões do Guajará, Guamá e Tocantins, tendo sede em Belém.

Pará Profissional - O programa Pará Profissional foi instituído pela Lei no 8.427, de 16 de novembro de 2016, descrito como um dos principais instrumentos de superação das desigualdades inter-regionais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado. A coordenação do programa foi determinada à Sectet.

Texto: Maryane Brito (Ascom/Sectet)